Topo
pesquisar
Em 06/10/2011 17h27, atualizado em 07/10/2011 14h41

As superbactérias em questões do vestibular

Atualidades

Por Paula Louredo Moraes
PUBLICIDADE

O ENEM e as provas de vestibulares contextualizam fatos e acontecimentos que ocorreram durante o ano, por isso um dos assuntos que podem ser avaliados nas provas de biologia em 2011 são as superbactérias.

Entendendo o assunto

Os antibióticos são usados no tratamento e no combate às bactérias, mas algumas bactérias patogênicas já se tornaram resistentes a praticamente todos eles. Elas estão sendo chamadas de superbactérias. O uso indiscriminado de antibióticos provocou uma “seleção natural” dessas bactérias patogênicas; e para combatê-las é necessário o uso de antibióticos superpoderosos que podem afetar, por exemplo, ossos ou fígado da pessoa doente.

Pessoas que fazem uso de antibióticos sem prescrição médica, ou que interrompem o tratamento prescrito, tornam-se verdadeiros criadouros de superbactérias. Isso porque ao interromper o tratamento determinado pelo médico, a bactéria não será destruída e se tornará mais resistente.

Retrospectiva

Vamos relembrar o surto de superbactérias que ocorreu na Europa em junho de 2011: a bactéria Escherichia coli faz parte da flora intestinal de ruminantes e de seres humanos em uma relação harmônica de simbiose, no entanto uma nova cepa (variação da bactéria) foi descoberta, e esta superbactéria mutante da Escherichia coli causa complicações que podem levar à morte. Segundo especialistas, a superbactéria é muito mais infecciosa e tóxica do que a Escherichia coli que vive em nosso intestino.
Na Europa foram registradas aproximadamente 37 mortes causadas por essa nova cepa de Escherichia coli. Pesquisadores alemães concluíram que o surto originou-se em brotos incluindo feijão-mungo, feno-grego, lentilhas, feijão-adzuki e alfafa.

Vestibulares

Na prova de Biologia, há várias formas de avaliar o conhecimento dos alunos quando o tema é superbactéria. Alguns assuntos que podem ser abordados em questões são: estrutura e reprodução das bactérias; doenças causadas por bactérias; uso indiscriminado de antibióticos; e interrupção do tratamento com antibióticos.

O tema saneamento básico também pode ser abordado, já que algumas doenças são transmitidas por bactérias em razão da falta de saneamento básico.

Outro tema muito importante que poderá ser abordado é a evolução. Alguns estudiosos citam que as bactérias passaram pelo processo de seleção natural para se tornarem superbactérias. A seleção natural foi uma teoria defendida pelo evolucionista Charles Darwin e que é amplamente aceita atualmente.

O uso de antibióticos APC (antibióticos promotores do crescimento) na ração de aves, gados e porcos também poderá ser um tema visado, já que, com essa prática, os produtores têm um crescimento mais rápido de seus animais, mas também podem promover a resistência de bactérias (o que cria superbactérias). Essa prática já está proibida na Europa, mas no Brasil ainda é comum.

No início do surto, especialistas achavam que a bactéria estava presente em pepinos importados da Espanha. Por esse motivo estabeleceu-se que os pepinos orgânicos advindos da Espanha fossem retirados do mercado. Isso causou um baque na economia espanhola. Esse tema também poderá ser explorado pelas disciplinas de geografia ou história.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola