Em 14/05/2014 14h00 , atualizado em 29/09/2015 16h30

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Universidades

A universidade contará com campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas Por Letícia de Oliveira Januário
Reitoria da UFSB, em Itabuna
Reitoria da UFSB, em Itabuna
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) foi criada a partir da Lei nº 12.818, de 5 de junho de 2013, se tornando a terceira universidade federal na Bahia. A sigla da instituição foi escolhida por meio votação eletrônica, antes disso a nova universidade foi chamada de diferentes acrônimos, como UFESBA e UFSBA, até mesmo em documentos oficias. A sede da UFSB está instalada na cidade Itabuna (campus Jorge Amado) e terá outros dois campi em Teixeira de Freitas (campus Paulo Freire) e Porto Seguro (campus Sosígenes Costa). 

O plano de criação da universidade prevê que no campus de Jorge Amado, em Itabuna, além da reitoria serão instalados os Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação, em Comunicação e Artes e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC). Em Porto Seguro haverá os Centros de Formação em Ciências Humanas e Sociais, em Ciências Ambientais e o outro IHAC. Já no campus em Teixeira de Freitas será criado o Centro de Formação de Saúde, com o curso de Medicina, e mais um IHAC. 

As atividades começaram no segundo semestre de 2014, com 36 cursos. A estimativa é que em 2020, quando a UFSB chegar a sua plena implantação, sejam oferecidas 18 mil vagas ao ensino superior distribuídas em 71 cursos.
 
Endereço dos campi

Campus Jorge Amado: Rua Itabuna, s/n, Rod. Ilhéus – Vitória da Conquista, km 39, BR 415, Ferradas, Itabuna/BA. Fone: (73) 3616-3380
Campus Paulo Freire: Praça Joana Angélica, 250, bairro São José - Teixeiras de Freitas/BA. Fone: (73) 3291-2089
Campus Sosígenes Costa: Rodovia Porto Seguro – Eunápolis-BA, BR-367 – km 10. Fone: (73) 3288-8400

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos

Em todos os tês campi (Itauna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas) existem quatro opções de Bacharelados Interdisciplinares (BI) e Licenciaturas Interdisciplinares (LI). Os calouros ingressam no Primeiro Ciclo e depois de três anos escolhem a especialização, exceto no BI em Artes, que só oferece essa especialização.

Primeiro Ciclo

BI em Artes, BI em Ciências, BI em Humanidades, BI em Saúde, LI em em Artes e suas tecnologias, LI em Ciências da natureza e suas tecnologias, LI em Ciências Humanas e suas tecnologias, LI em Linguagens e códigos e suas tecnologias, LI em Matemática e Computação e suas tecnologias.

Segundo Ciclo

ItabunaEngenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Processos (ênfase em Biotecnologia ou Alimentos), Engenharia de Logística em Transporte, Engenharia Sanitária e Ambiental

Porto Seguro: Ciências Biológicas, Oceanologia, Administração (ênfase em Gestão Pública), Antropologia (ênfase em Gestão de Patrimônio Sociocultural), Direito (ênfase em Direitos Coletivos e Diferenciados), Ciências Econômicas (ênfase em Empreendedorismo, Economia Solidária e Criativa).

Teixeira de Freitas: Medicina e Saúde Coletiva.

Vestibular

A UFSB não tem processo seletivo próprio, o ingresso à nova universidade é feito através de seleção geral por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cotas

A UFSB disponibilizará 50% vagas para alunos que estudaram durante todo o ensino médio em escola pública, conforme determina a Lei de Cotas

Site
www.ufsba.ufba.br

Artigos Relacionados
Estão abertas, até 31 de janeiro, pela internet, as inscrições para o Prevest 2016. A taxa é de R$ 10 e a oferta é de 85 vagas para a primeira turma.
Matrículas podem ser feitas nos dias 03 e 04 de setembro, nos Colégios Universitários. Foram oferecidas 330 vagas em Licenciaturas Interdisciplinares.
Inscrições podem ser feitas até 31 de agosto, exclusivamente pela internet. Das oportunidades oferecidas, 283 são para cotistas.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES