A história da instituição começa em fevereiro de 1990, quando foi criada a Universidade de Tocantins, em forma de autarquia. Em 1996, foi determinado o processo de extinção da autarquia, e, no mesmo ano, foi autorizada a criação Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), com apoio do governo do Estado.
A criação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em 2000, acarretou em uma transformação da UNITINS. A instituição estadual cedeu alunos e cursos à UFT, mas ficou responsável pela Coordenação Estadual da Pesquisa Agropecuária. Em relação ao ensino superior, a UNITINS lançou os cursos de tecnologia em Mineração e Agronegócios.
Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) descredenciou a UNITINS para oferta de cursos a distância. O recredenciamento foi realizado em maio de 2010, com o lançamento da pedra fundamental da nova sede. Em 2016, a Unitins passou a ser uma autarquia estadual de regime especial, tornando-se uma universidade estadual.
Tópicos deste artigo
Campus
Sede: 108 Sul, Alameda 11, Lote 03, - Palmas/TO - Fone: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Araguatins: Rua Castelo Branco, 2280, Nova Araguatins, 2º piso - Araguatins/TO. Fone (63) 3474-2238
Augustinópolis: Centro Estadual de Educação La Salle, Rua Boa Vista, 250 - Augustinópolis/TO
Dianópolis: Faculdade para o Desenvolvimento do Sudeste Tocantinense (FADES), Praça Aurélio Antônio Araújo, 02 - Dianópolis/TO. Fone (63) 3692-1162.
Cursos
Araguatins: Letras e Pedagogia.
Augustinópolis: Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem.
Dianópolis: Administração, Ciências Contábeis e Direito.
Palmas: Direito, Engenharia Agronômica, Serviço Social e Sistema de Informação.
Ensino a distância
A Unitins possui polos presenciais em Alvorada, Ananás, Araguacema, Araguatins, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Mateiros, Nova Olinda, Palmas, Porto Nacional e Taguatinga. Atualmente, oferece os seguintes cursos no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Administração Pública, Computação, Letras, Matemática e Pedagogia.
Vestibular
O vestibular da Unitins é semestral As provas são realizadas em apenas um dia, de manhã e a tarde. A parte da manhã envolve questões objetivas de Física, Biologia, Matemática, História, Geografia e Química. À tarde. os vestibulandos fazem uma redação e respondem questões de Português e Língua Estrangeira.
Enem e SiSU
O vestibular oferece 70% das vagas da Unitins. Os 30% restantes são preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Cotas
Na Unitins há reserva de 35% das vagas para cotistas, sendo 25% para os alunos que cursaram todo o ensino fundamental e o ensino médio em escolas públicas e 10% para candidatos negros e oriundos de comunidades indígenas.