Comunicação das Artes do Corpo

Por Marla Rodrigues

O curso forma alunos capazes de se comunicar com o corpo
O curso forma alunos capazes de se comunicar com o corpo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Este curso não tem precedentes no Brasil, nem no exterior. É extremamente novo e voltado para aqueles que entendem o corpo como primeiro meio de comunicação humana, antes mesmo dos desenhos e da fala. A arte produzida pelo corpo é vista como um dos passos do homem no seu processo evolutivo.

Ao entender o corpo como parte da linguagem artística é possível pesquisar as criações de dança, teatro e performance como processos de comunicação. A profissão ainda não está no mercado, mas é possível prever o seu sucesso, haja vista sua preocupação em inovar pesquisas em saberes que, até então, estavam isolados, como comunicação e artes. Este profissional será capaz de desenvolver novas técnicas em comunicação corporal, procedimentos cênicos, além de utilizar a tecnologia como aliada no desenvolvimento de inovações no mercado publicitário e de mídias.

Ao terminar a graduação o profissional poderá atuar como:

- Divulgador do corpo como mídia nos seus processos de comunicação com o ambiente;
- Criador-intérprete;
- Dramaturgista;
- Preparador corporal;
- Curador;
- Produtor e
- Programador cultural.

O currículo dos 4 anos de formação conta com disciplinas como artes do corpo, improvisação, dramaturgia, mercado cultural, corpo na ciência, anatomia, visagismo, técnica vocal e estudos da produção contemporânea. Desde o primeiro ano do curso o aluno pode montar a sua grade de estudos de forma a se especializar na área em que tiver maior interesse, seja ela a dança, o teatro ou a performance. Por enquanto, a única faculdade que oferece esse curso é a Pontifícia Universidade Católica – PUC de São Paulo.