Unicamp encerra inscrição do Vestibular 2025

Oferta é de mais de 2,5 mil vagas. Há reserva de chances para candidatos de escola pública, pretos, pardos e candidatos com deficiência
Em 09/09/2024 08h00 Por Silvia Tancredi

Vestibular 2025 da Unicamp
Vestibular 2025 da Unicamp terá duas fases
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Unicamp recebe somente até hoje, 9 de setembro, inscrições para o Vestibular 2025. Os candidatos devem pagar a taxa no valor de R$ 210 até amanhã.

Inscrição Vestibular 2025 Unicamp

Pedidos de isenção da taxa já foram recebidos e o resultado foi liberado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

As provas do Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acontecem em duas fases, a primeira será no dia 20 de outubro, já a segunda fase acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro. Uma novidade é que os participantes farão as provas no período da manhã, a partir das 9h. 

Os interessados em concorrer às oportunidades de ingresso na Unicamp, poderão realizar as provas tradicionais do vestibular, participar com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também por meio do Provão Paulista, o novo vestibular seriado de São Paulo. Há também um processo seletivo específico para candidatos indígenas. 

Confira também: Datas dos Vestibulares 2025 de São Paulo

Novidades do Vestibular 2025 da Unicamp

A Unicamp conta com novidades para o Vestibular 2025. Pela primeira vez, os candidatos da seletiva farão as provas pela manhã e não mais no período da tarde.

Tanto na primeira quanto na segunda fase, o exame acontecerá a partir das 9h (horário de Brasília), com duração de cinco horas.  Esta medida foi adotada para evitar o calor comum pela tarde. A orientação é a mesma quanto a chegar com antecedência de uma hora do início das provas.

A capital de Pernambuco será incluída na lista de cidades que aplicarão as provas da Unicamp. 

Treineiros do Vestibular 2025 da Unicamp

Outra novidade é que agora os treineiros prestarão o vestibular em um módulo específico para participantes que não concluíram o ensino médio. Ao se inscrever na seleção, os estudantes que se enquadrarem neste perfil devem optar por uma das três opções abaixo:

  • Treineiros de Ciências Humanas / Artes;

  • Treineiros de Ciências Exatas / Tecnológicas;

  • Treineiros de Ciências Biológicas / Saúde.

Esses candidatos terão sua classificação divulgada, como também receberão um certificado de participação. 

Provas do Vestibular 2025 da Unicamp

Os candidatos farão a primeira fase das provas do Vestibular 2025 da Unicamp no dia 20 de outubro. Enquanto a segunda fase da seletiva acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro. 

Uma das novidades deste ano é o horário de aplicação das provas. Agora, os participantes farão o exame pela manhã, a partir das 9h. A universidade recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova às 8h. 

Na primeira fase, os participantes terão de responder a 72 questões objetivas de uma Prova de Conhecimentos Gerais. Veja a distribuição dos itens:

  • 12 questões de Matemática;

  • 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;

  • 7 questões de cada uma das seguintes disciplinas de Inglês, Biologia, Química, Física, História e Geografia;

  • 3 questões de Filosofia e 3 questões de Sociologia.

Estudantes em prova do vestibular da Unicamp.
Estudantes em dia de prova do vestibular da Unicamp.
Crédito: Antoninho Perri / Divulgação Unicamp. 

Na segunda fase, o exame será composto por questões discursivas de disciplinas do ensino médio, bem como a produção de uma redação. Confira a composição:

1º dia de aplicação

  • Prova de redação;

  • 6 questões de Língua Portuguesa;

  • 2 questões de Língua Inglesa;

  • 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza.

2º dia de aplicação

  • Prova de Matemática - de 4 a 6 questões (a depender da área do curso);

  • 2 questões de Ciências Humanas;

  • Prova de conhecimentos específicos (questões de disciplinas conforme o curso de escolha).

Entre as cidades de aplicação do vestibular, estão: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. 

Confira aqui as provas anteriores da Unicamp. 

Vagas do Vestibular 2025 da Unicamp

O Vestibular 2025 da Unicamp oferece 2.537 vagas. Desse total, há reserva de vagas para candidatos de escola pública, autodeclarados pretos, pardos e candidatos com deficiência. 

Os estudantes autodeclarados pretos e pardos concorrerão a uma proporção de 15% de vagas reservadas, no mínimo, em cada um dos cursos. 

Calendário do Vestibular 2025 da Unicamp

Veja, abaixo, as datas do Vestibular 2025 da Unicamp:

  • Inscrições: 01 a 30/08

  • Prova de Habilidades Específicas de Música: setembro de 2024

  • Provas da 1ª fase: 20/10

  • Provas da 2ª fase: 01 e 02/12

  • Provas de Habilidades Específicas (demais cursos): 24 de janeiro de 2025

Veja também: Obras literárias dos Vestibulares 2024 e 2025

Enem-Unicamp 2025

O Enem-Unicamp 2025 é um processo seletivo destinado a estudantes que se formaram pela rede pública. A seleção dos candidatos será feita por meio dos desempenhos obtidos nas provas do Enem 2024. 

Candidatos que se inscreverem no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais) do Vestibular 2025, poderão indicar a inscrição automática para o Enem-Unicamp deste ano. Medida foi implementada na edição anterior. 

São disponibilizadas 314 vagas, sendo 50% para quem cursou o ensino médio integralmente em escolas públicas, já as outras 50%, para quem é egresso da rede pública e que seja autodeclarado pretos, pardos ou indígenas.

Candidatos que concluíram alguma graduação ou pós-graduação em instituição pública não poderão participar do Enem-Unicamp 2025.

Saiba mais informações no Manual do Candidato do Vestibular 2025.