UEM (PR) abre inscrições do Vestibular e Pas 2020

Cadastros podem se feitos até o dia 11 de novembro. Provas serão aplicadas em 2021.
Em 07/10/2020 10h46 , atualizado em 07/10/2020 10h49 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: Mallu Andrade/UEM
Crédito da Foto: Mallu Andrade/UEM
Crédito da Imagem: Mallu Andrade/UEM
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu as inscrições do Vestibular 2020 e do Processo de Avaliação Seriada (Pas) 2020 nesta quarta-feira, 7 de outubro. Os candidatos podem se inscrever até 11 de novembro. 

Faça sua inscrição na UEM

Confira os editais da UEM

A taxa de inscrição do Pas da UEM é de R$ 80, enquanto o valor para participar do Vestibular 2020 é de R$ 160. A isenção pode ser solicitada pelos inscritos no CadÚnico que tenham renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou total de até três salários mínimos. Os pedidos serão recebidos até 15 de outubro e o resultado sairá em 28/10. 

Durante a inscrição, o candidato deve optar por uma língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês) e decidir a cidade em que fará a prova. Concorrentes ao curso de Música precisam informar uma segunda opção de curso e somente os participantes do Vestibular podem se inscrever para cotas. 

Vagas

O Vestibular 2020 oferece 2.989 vagas, reunindo as oportunidades das seleções de inverno e de verão, já que a universidade optou por não realizar o processo seletivo de meio de ano por conta da pandemia de Covid-19.

o Pas 2020 preencherá 747 vagas em 2021, oportunidades que são voltadas para os aprovados na terceira etapa da seleção seriada. 

As vagas da UEM são para cursos presenciais ministrados em Maringá, Umuarama, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã e Cidade Gaúcha, cidades do Paraná. 

Cotas 

Somente o Vestibular tem oferta para cotistas. A reserva das Cotas Sociais é de 20% oportunidades, percentual destinado para os estudantes que estejam em pelo menos UMA das categorias abaixo:

- Ter feito os últimos quatro anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública;

- Ser estudante de baixa renda inscrito no CadÚnico, tendo renda de até meio salário mínimo por pessoa ou familiar total de até três salários mínimos. 

Há, ainda, 20% de reserva das vagas do Vestibular para pretos e pardos pelas Cotas Raciais

Seleções

O Pas e o Vestibular serão realizados em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama. As duas seleções terão provas das 13h50 às 19h. 

As provas do Pas 2020 serão aplicadas em 21 de fevereiro de 2021. A seleção será composta por questões objetivas de  Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e uma Redação. Somente a terceira etapa terá perguntas de Conhecimentos Específicos. 

O Vestibular 2020 será realizado em 21 e 22 de março de 2021. O primeiro dia terá a redação e a prova de Conhecimentos Gerais, já o segundo será composto por Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Conhecimentos Específicos. 

A UEM divulgará os resultados do Pas e do Vestibular 2020 no dia 5 de maio de 2021. Os candidatos das duas primeiras etapas da seleção seriada terão suas notas aculumadas para a fase posterior. 

Mais informações nos editais e pelo site da UEM.