Sem abordar pandemia, Fuvest encerra 2ª fase do Vestibular 2022

Provas aplicadas na segunda-feira foram compostas por disciplinas específicas aos cursos escolhidos.
Em 18/01/2022 08h22 Por Lorraine Vilela Campos

Campus da USP, em São Paulo
Campus da USP, em São Paulo
Crédito da Imagem: Divulgação USP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A 2ª fase do Vestibular 2022 da Fuvest chegou ao fim na última segunda-feira, 17 de janeiro, com as provas de disciplinas específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos. 

Confira as provas aplicadas pela Fuvest

A Fuvest registrou a ausência de 2.431 vestibulandos no segundo dia de provas, ou seja, abstenção de 7,9% dos cerca de 30 mil convocados para a 2ª fase. No domigo passado, foram aplicadas a avaliação de português (para todos os cursos) e a redação com tema "As diferentes faces do riso".

Ausência de temas sobre a pandemia

A ausência da abordagem da pandemia chamou a atenção dos professores. Em Biologia, por exemplo, o professor André Bourg, do Oficina do Estudante, destacou que faltaram temas como genética e biotecnologia, áreas muito importantes atualmente, assim como não foram cobrados assuntos sobre Covid-19 ou vacinação. 

Segundo Daniel Cecílio, diretor-pedagógico do Oficina do Estudante, a prova foi uma clássica segunda fase da Fuvest, sem questões polêmicas, com nível de dificuldade médio e sem surpresas. Apesar da ausência de temas sobre a pandemia, as questões ainda conseguiram ser atuais. 

Exemplo da atualidade da prova foi a disciplina de Geografia. Conforme destacou o professor Dario Feltrin, também do Oficina, a parte de geopolítica trouxe discussões sobre a crise hídrica e a respeito dos conflitos no Afeganistão. 

Química cobrou assuntos do cotidiano como chuva ácida, descafeinação do café e gasoduto. Já Física não trouxe um eixo temático comum, mas os assuntos foram contextualizados. Matemática, por sua vez, não apresentou contextualização em suas questões. 

A falta de temática feminina nas provas de História foi destacada pelo professor Felipe da Costa Mello. No geral, a distribuição dos conteúdos foi bem feita. 

Habilidades Específicas  

As provas de habilidades específicas começam nesta quarta-feira (19). O teste é obrigatório para os cursos de Artes Visuais, Música e Artes Cênicas. Confira o cronograma:

  • Artes Visuais: 20 de janeiro de 2022
  • Música - ECA - São Paulo: 19 a 22 de janeiro de 2022
  • Música - Ribeirão Preto: 19 a 22 de janeiro de 2022
  • Artes Cênicas: 19 a 22 de janeiro de 2022

Resultado e Vagas

O resultado do Vestibular 2022 será divulgado em 11 de fevereiro. Mais chamadas regulares serão divulgadas em 25 de fevereiro e 7 de março.

A manifestação de interesse poderá ser feita em 15 e 16 de março e, a partir das declarações, serão feitas chamadas em 25 de março, 4 e 11 de abril.

O Vestibular 2022 tem oferta de 8.211 vagas na Universidade de São Paulo (USP), sendo 4.954 oportunidades na Ampla Concorrência, 2.169 egressos de escolas públicas (modalidade EP) e 1.088 para pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas – (EP/PPI).

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site da Fuvest.