Vestibular 2025 do ITA: Concurso de Admissão terá mudanças

Uma das novidades é que, agora, vestibular do ITA não exigirá leitura de obras obrigatórias
Em 08/03/2024 17h54 , atualizado em 08/03/2024 17h55 Por Silvia Tancredi

Imagem aérea do campus do ITA
Vestibular da ITA é um dos mais difíceis do país segundo estudantes
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Tecnoloógico de Aeronáutica (ITA) anunciou novidades para o Vestibular 2025. O processo seletivo é um dos mais difíceis do Brasil, segundo estudantes.

Conforme o ITA, uma das mudanças é que, neste ano, o Concurso de Admissão não cobrará leituras obrigatórias dos candidatos. Na edição de 2024, os vestibulandos precisaram ler quatro obras, entre as quais o livro "O avesso da pele" de Jeferson Tenório.

A ementa da prova de Língua Portuguesa e Literatura do Vestibular 2025 do ITA destaca que, agora, é esperado que os inscritos tenham contato com obras consideradas clássicas de diferentes períodos das Literaturas brasileira e portuguesa.

Leia também: Veja 10 dicas para passar no Vestibular do ITA

A prova de Língua Portuguesa do ITA 2025 terá mais novidades, entre as quais a inserção de textos com temas da atualidade. O exame terá, ainda, questões nas quais serão cobradas áreas específicas do Português, como Morfologia, Sintaxa, Semântica, Estilística, etc.

O ITA também divulgou a ementa da prova de Redação, que conta agora com mais detalhes sobre como deve ser o texto. Há ainda esclarecimentos de como a banca espera que a redação do ITA seja feita e como ocorrerá a avaliação.

As datas e as vagas do Vestibular 2025 do ITA ainda não foram anunciadas.

Acesse:

Ementa Língua Portuguesa e Literatura Vestibular 2025 do ITA

Ementa Redação Vestibular 2025 do ITA

Como é o Vestibular do ITA?

O Vestibular do ITA é formado por duas etapas, sendo a primeira com questões objetivas e a segunda com questões discursivas de Matemática, Química e Física e uma redação. Os aprovados nestas duas etapas passam também pelo exame de inspecção em saúde.

O Vestibular 2024 do ITA ofereceu 150 vagas, sendo 36 para engenheiros da ativa e 114 para engenheiros da reserva. Há vagas reservadas a cotistas.

Estude as provas dos vestibulares anteriores do ITA

Os cursos de graduação em Engenharia do ITA possuem especialidades nas seguintes áreas:

  • Aeroespacial;

  • Aeronáutica;

  • Civil-Aeronáutica;

  • Computação;

  • Eletrônica;

  • Mecânica-Aeronáutica.

O vestibular do ITA é considerado um dos mais procurados e, ao mesmo tempo, mais difíceis do país. Aluna que passou em primeiro lugar no Vestibular do ITA 2023 deu dicas para mandar bem nas provas.

Confira também entrevista com o estudante que passou em primeiro lugar no ITA em 2019:

Para mais informações, acesse este o site do ITA.