Com Vestibular suspenso, Uesb usará Enem e notas do ensino médio em ingresso 2021/1

Edital ainda será divulgado pela universidade. Seleção preencherá 50% das vagas da instituição.
Em 09/08/2021 10h29 Por Lorraine Vilela Campos

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
Crédito da Imagem: Divulgação/UESB
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Processo Seletivo Especial para 2021/1 da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) será realizado pelo aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou pelas notas do ensino médio, conforme escolha do candidato.

A opção por estabelecer duas categorias de seleção foi tomada por causa da impossibilidade da realização de provas presenciais do Vestibular 2021. A pandemia de Covid-19 já havia gerado atraso nas convocações do último processo seletivo. 

Como será o Processo Seletivo Especial?

O Processo Seletivo Especial terá duas categorias: 

  • Categoria 1: Aproveitamento das notas do Enem 2016, 2017, 2018 ou 2019
  • Categoria 2: Uso das notas do ensino médio e também pelas certificações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e da Comissão Permanente de Avaliação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Bônus regional

A Uesb adotará bônus regional de 10% para estudantes que sejam moradores de municípios integrantes dos seguintes territórios:

  • Território Médio Sudoeste
  • Território Médio Rio de Contas 
  • Território Sudoeste Baiano

Vagas e Cotas

O Processo Seletivo Especial será responsável pelo ingresso de 50% das vagas para 2021/1 da Uesb, com início previsto para dezembro de 2021, ficando o restante para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

As vagas serão divididas em ampla concorrência e cotas para escolas públicas. Dentro do percentual da rede pública, 70% será para quem se declarar negro. Haverá, ainda, oportunidades adicionais como ações afirmativas, sendo uma em cada curso para quilombola, uma para indígena e uma para pessoa com deficiência. 

O edital e demais detalhes serão divulgados posteriormente. Mais informações pelo site da Uesb.