O resultado da segunda chamada do Vestibular 2026 da Fuvest foi divulgado nesta terça-feira, 3 de fevereiro. A relação de candidatos aprovados nesta lista pode ser consultada no site oficial da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) no link a seguir:
Candidatos aprovados deverão realizar a pré-matrícula online a partir das 8h de amanhã (4) até as 12h de sexta-feira (6). Uma terceira chamada está prevista para sair na próxima terça-feira, 10 de fevereiro.
Entre as novidades deste ano, está a mudança no formato da redação do vestibular. Pela primeira vez, os candidatos puderam escolher entre dois gêneros textuais da redação a partir de uma mesma coletânea de textos e proposta temática.
Nesta edição, o tema foi "O perdão é um ato que pode ser condicionado ou limitado". As opções de gênero foram dissertativa-argumentativo e uma carta a uma personagem hipotética que tivesse acusado o candidato da prática de um ato moralmente reprovável.
Para o processo seletivo tradicional da Fuvest foram ofertadas mais de 8,1 mil vagas em cursos de graduação na USP.
Confira também: Baiana de 17 anos conquista o 1º lugar em Medicina pelo Vestibular 2026 da Fuvest
Resultado e matrícula da 2ª chamada do Vestibular 2026 da Fuvest
O resultado dos candidatos aprovados em segunda chamada do Vestibular 2026 da Fuvest já está disponível na página oficial do processo seletivo da USP.
Agora, os participantes convocados deverão fazer a pré-matrícula online entre às 8h desta quarta-feira, 4 de fevereiro, até às 12h da sexta (6).
Uma terceira chamada sairá na próxima terça-feira, 10 de fevereiro.
Os participantes das três primeiras chamadas que fizerem a pré-matrícula deverão efetivar o registro acadêmico entre 23 e 25 de fevereiro.
Novidades do Vestibular 2026 da Fuvest
No Vestibular 2026, a Fuvest contou com as seguintes novidades:
-
Candidatos puderam escolher os locais de prova entre os dias 13 e 17 de outubro. A indicação foi realizada conforme a data de confirmação da inscrição de cada participante.
-
Novo programa de provas baseado nas quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas;
-
Na redação da Fuvest, para além da cobrança do gênero dissertativo-argumentativo, o exame terá outra alternativa de proposta de redação, com outro gênero. O candidato deverá escolher apenas uma opção para prova.
Crédito: Marcos Santos / USP Imagens.
Saiba como funciona o vestibular da Fuvest.
Redação do Vestibular 2026 da Fuvest
A redação da Fuvest 2026 apresentou duas propostas de produção, a primeira era uma dissertação argumentativa, com o tema "O perdão é um ato que pode ser condicionado ou limitado". A segunda proposta era uma carta a uma "personagem hipotética que o(a) tenha acusado falsamente da prática de um ato moralmente reprovável, explicando as razões pelas quais você lhe concede ou não o perdão".
Ambas propostas trabalham situações em que o perdão poderia ser condicionado ou que caberia um perdão limitado. Diante dessas situações, é possível analisar as relações interpessoais e sociais ligadas ao ato de perdoar ou da falta dele, é o que explica Amanda Rodrigues, analista pedagógica da plataforma Redação Nota 1000.
Amanda acredita que a argumentação sobre o tema pode ser feita de forma abstrata, uma vez que o tema também é abstrato. "Não tem direcionamento tão prático como, por exemplo, problemas a serem resolvidos, mas também é necessário e importante relacionar essa situação do perdão à esfera mais prática", explica a analista.
Para a produção da primeira proposta, Maria Clara Martho, coordenadora de redação do Poliedro Curso, aponta que é preciso que o candidato reflita sobre o tema e apresente ao longo do texto seu ponto de vista, seja ele a favor da afirmativa ou contra.
Para a segunda proposta, a coordenadora aponta que exite um ponto positivo, ao apresentar maior contextualização sobre a situação. O texto da proposta apresenta informações como o destinatário, a motivação e o propósito específico do texto, Maria Clara explica que o detalhamento das informações pode deixar o candidato mais confortável na produção dessa opção.
Veja os temas anteriores da redação da Fuvest
Vagas e cotas do Vestibular 2026 da Fuvest
O Vestibular 2026 da Fuvest conta com 8.147 vagas em cursos de graduação na Universidade de São Paulo (USP).
Veja abaixo a distribuição das oportunidades:
-
Ampla Concorrência (AC): 4.888 vagas
-
Escola Pública (EP): 2.053 vagas
-
Escola Pública PPI: 1.206 vagas
Os candidatos puderam concorrer às oportunidades em categorias diferentes. Além da Ampla Concorrência (AC), o processo seletivo conta com reserva de 50% vagas para estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública.
Dentro deste grupo, foram atendidos pelas ações afirmativas candidatos pretos, pardos e indígenas.
Fique por dentro do cronograma dos principais vestibulares do país.