Whatsapp
Em 19/05/2016 15h45 , atualizado em 19/05/2016 15h46

Informática

Guia de Profissões

O Técnico em Informática está preparado para selecionar e utilizar sistemas operacionais e bancos de dados. Por Letícia de Oliveira Januário
Uma das funções do Técnico em Informática é a manutenção de periféricos
Uma das funções do Técnico em Informática é a manutenção de periféricos
PUBLICIDADE

O objetivo do curso Técnico em Informática é formar profissionais aptos a compreender e investir em atividades de elaboração, caracterização, execução, avaliação e manutenção de sistemas de informações. O conhecimento adquirido também pode ser aplicado na produção de bens, serviços e conhecimentos.

Na grade curricular estão previstas disciplinas que permitem aos alunos realizar o desenvolvimento de programas, instalar e configurar periféricos e softwares, além de prestar suporte técnico aos usuários. O técnico da área também está capacitado para estabelecer critérios a fim de selecionar e utilizar sistemas operacionais e bancos de dados, identificando ferramentas e metodologias para isso.

Além do amplo mercado que o Técnico em Informática possui, o curso pode ser uma primeira etapa para aqueles que desejam formar-se em uma graduação da área. Existe a possibilidade de cursar Bacharelado em Ciências da Computação ou Tecnologia em Gestão da Informação. O perfil do estudante exige aptidão em raciocínios abstratos e em fazer contas.

Área de atuação

Graças ao uso cada vez mais evidente da informática na sociedade contemporânea e às constantes atualizações, o mercado cada vez mais se amplia para esse profissional. Existe a possibilidade profissional de atuar também no comércio, na indústria, na área financeira ou em empresas que realizam treinamentos de informática.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O profissional que se forma como Técnico em Informática também pode atuar de forma autônoma realizando consultorias, treinamentos e desenvolvimento de softwares. Outra opção é trabalhar em instituições públicas e privadas que precisam de sistemas de informática, especialmente as que envolvem a programação de computadores. As empresas de telecomunicações e de auditorias também estão absorvendo esses profissionais.

Um profissional em início de carreira recebe em média R$ 1.350, atuando com operação e manutenção de micros, helpdesk e desenvolvimento de softwares. O curso tem duração, em geral, de três semestres e pode ser frequentado por alunos que já possuem formação de nível médio ou que estão matriculadas no último ano do ensino médio.

É possível realizar o Curso Técnico em Informática na modalidade a distância (EaD). O Centro de Referência em Formação em Educação a Distância do governo federal é uma das instituições que oferecem o curso dessa forma. Várias outras instituições oferecem o curso na modalidade presencial. Institutos e Escolas Técnicas ligadas ao governo estão entre elas.

Artigos Relacionados
Engenheiro de Software deve ser capaz de desenvolver sistemas de software, aplicando tecnologias e práticas de ciência da computação e outras disciplinas.
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).
O profissional da Informática Biomédica atua no diagnóstico das dificuldades surgidas na área da saúde e na proposta de soluções.
O Técnico em Redes de Computadores encontra boas oportunidades em empresas públicas, privadas e em ONG s.
Foi aberto o prazo para solicitar redução da taxa de inscrição do Vestibulinho 2022/1 das Escolas Técnicas do Estaduais de São Paulo (Etecs).
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES