Agenciamento de Viagens

O técnico em agenciamento de viagens está preparado para desenvolver roteiros de viagens, pacotes turísticos e emissão de bilhetes.
Por Rafael Batista

Ter uma boa comunicação é essencial para o técnico em agenciamento de viagens
Ter uma boa comunicação é essencial para o técnico em agenciamento de viagens
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O curso Técnico em Agenciamento de Viagens capacita profissionais a desenvolverem operações de venda e pós-venda de produtos turísticos (passagens aéreas, hospedagens, passeios com guia, etc.), bem como roteiros de viagens, pacotes turísticos e emissão de bilhetes e orientações ao viajante. Esse profissional realiza também consultoria de viagens sobre roteiros e destinos em conformidade com as demandas da atividade turística.

As disciplinas do curso técnico são ministradas em três módulos e somam, ao final do curso, uma carga horária de 800 horas. Entre as matérias, estão conteúdos ligados aos Fundamentos do Turismo, Hospitalidade e Lazer e Técnicas de Operações Mercadológicas. Os estudantes também recebem noções de línguas estrangeiras, como o Espanhol e o Inglês.

Mercado de Trabalho

Com o aumento do poder aquisitivo do consumidor brasileiro, o turismo no país ganhou um novo impulso, destacando-se os destinos tradicionais, como as praias do litoral, e os de ecoturismo em paraísos ecológicos, como os Lençóis Maranhenses, Pantanal e Amazônia. É função do Técnico em Agenciamento de Viagens estar atento às informações desses locais para fornecer aos clientes a melhor opção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O técnico na área estará apto também a promover consultoria em agenciamento, bem como realizar operações turísticas e atender demandas de estratégias mercadológicas em agências e operadoras de viagens. É possível atuar de forma autônoma ou em parceria com o Agente de Turismo, que possui formação superior. Além do certificado de conclusão do curso, para atuar no mercado, é necessário possuir registro no Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

O profissional que atua nessa área deve apresentar, além do conhecimento técnico, boa comunicação, dinamismo, capacidade persuasiva e facilidade em lidar com o público. O agente de viagens também deve possuir interesse por culturas diferentes e gosto por conhecer novos lugares a fim de indicar a melhor opção para o cliente.

Salário

A média salarial de um Técnico em Agenciamento de Viagens é R$ 1.500. O curso é um dos que estão cadastrados pelo Governo Federal no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Além disso, o Senac e outras Escolas Técnicas também disponibilizam a formação.