Estudar Direito nos EUA

Por Hotcourses Brasil

Law School
Law School
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A escolha de estudar Direito no exterior traz diversas vantagens para a carreira acadêmica e profissional do estudante brasileiro. Oferecidos pelas Law Schools, os cursos ligados a esta área nos Estados Unidos são ideais para quem gostaria de se especializar e trabalhar com assuntos internacionais. O seu inglês será aperfeiçoado, o vocabulário e terminologia relacionados à área serão adquiridos (inglês jurídico), e o estudante ainda terá noção de como funciona o common Law, oficial nos EUA, diferente da nossa civil law:

Civil law: estrutura jurídica válida no Brasil, com base no legislativo.

Common law: estrutura jurídica usada oficialmente em países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália; tem base na jurisprudência, por meio das decisões dos tribunais, considerando casos semelhantes anteriores. Importante papel do juiz nas decisões.

Encontre cursos de Direito nos Estados Unidos pelo Hotcourses Brasil!

Requisitos de admissão de estrangeiros

As universidades americanas não trabalham com vestibulares. O estudante interessado em ingressar em um curso do ensino superior nos EUA precisa apresentar uma série de documentos. Cada instituição tem exigências específicas, mas normalmente pedem histórico escolar, comprovante de condição financeira, diplomas acadêmicos, currículos, cartas de referência, entre outros. Os candidatos estrangeiros precisam que seus documentos estejam traduzidos por um tradutor certificado. A admissão terá base na avaliação dos documentos de cada candidato. Portanto, quanto melhor forem as notas em seu currículo escolar e as médias em seu boletim acadêmico, maior a sua chance de ser admitido em diferentes (e nas melhores) universidades americanas.

Os estudantes interessados em um curso de Direito, no entanto, precisam de uma exigência a mais: para ingressar em uma Law School, é necessário possuir diploma de graduação de no mínimo quatro anos em qualquer área. Portanto, mesmo que a sua vontade seja um bacharelado americano em Direito, é preciso, obrigatoriamente, já possuir uma formação acadêmica brasileira. Além disso, todas as escolas de Direito nos Estados Unidos cobram a realização do teste de proficiência em inglês (IELTS ou TOEFL) e do Law School Admission Test (LSAT), especificamente para candidatos à graduação de Direito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Law School Admission Test

O teste de admissão para cursos em escolas de Direito dos EUA é administrado pelo Law School Admission Council. A prova testa o raciocínio lógico, de interpretação de texto, analítico e verbal dos candidatos, além de exigir uma redação. É realizada quatro vezes por ano na América e possui versões no mundo todo. No Brasil, ela é realizada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Você pode checar as datas no site do LSAC. A sua nota no teste pode ser o fator decisivo da sua admissão em uma universidade americana. O estudante não é permitido prestar o LSAT mais de três vezes a cada dois anos.

Graduações e outros cursos de Direito

Uma vez admitido em uma Law School, você deverá pagar as taxas para efetuar a matrícula. A instituição, então, providenciará os documentos que deverão ser apresentados na entrevista no consulado americano, para ser concedido o visto de estudante. É importante ter em mente que um diploma estrangeiro de Direito, da mesma forma que de Medicina, deverá ser revalidado no Brasil para poder exercer a profissão no país.

Além das graduações, o estudante interessado na área pode optar por cursos rápidos de inglês jurídico. Se a vontade for mesmo obter em um diploma de bacharelado no exterior, mas acredita que suas chances de ser aceito não são boas (seja pela fluência no idioma ou por não ter as notas mínimas suficientes), você pode começar por um curso preparatório de Direito.

Por Brenda Bellani