As escolas de verão da Alemanha

Os cursos disponíveis abrangem uma enorme variedade de áreas de estudo e são direcionados especialmente aos estudantes internacionais.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: hotcourses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O ano letivo na Alemanha acaba em junho e as férias de verão se estendem até metade ou final de agosto, como acontece em praticamente todo o Hemisfério Norte. Para quem pretende aproveitar a época para ser produtivo ou então se você é um estudante internacional à procura de um programa de estudos de curta duração no exterior, há a opção de cursar uma escola de verão na Alemanha neste período.

As escolas técnicas, universidades da Alemanha e institutos científicos, principalmente em polos educacionais como Berlim, abrem os seus programas de escolas de verão durante as férias universitárias. Os cursos disponíveis abrangem uma enorme variedade de áreas de estudo e são direcionados especialmente aos estudantes internacionais.

As vantagens de uma escola de verão

Além de compartilhar conhecimentos acadêmicos de alto nível, estes programas de estudo na Alemanha promovem uma diversidade de oportunidades de vivenciar atividades culturais e recreativas durante o curso, como passeios, excursões e participação em eventos. As aulas vão além das salas de aulas e laboratórios, para que os estudantes explorem a cidade e a diversidade cultural do país.

Os programas normalmente tem duas semanas integrais, mas podem ser menores ou maiores dependendo da instituição. Só em Berlim, a oferta abrange mais de 100 cursos todos os anos em instituições renomadas como a Universidade Técnica de Berlim, a Escola de Economia e Direito de Berlim, a Universidade Livre de Berlim, a Universidade Humboldt de Berlim, ESCP Europa, Touro-College Berlim e outros institutos de pesquisa.

Algumas universidades, inclusive, também têm programas de inverno durante a folga para as festas de final de ano, entre dezembro e janeiro. A diferença, além da estação do ano, é que estes são programas de duração mais curta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diferente das graduações na Alemanha, que são gratuitas até mesmo para estudantes internacionais, as escolas de verão são pagas.

Tópicos deste artigo

Exemplos de cursos de verão na Alemanha

A Summer School da University of Applied Sciences Europe disponibiliza cursos em diferentes áreas de estudo, como Gestão de Esporte e Eventos e de Fotografia de Rua, ambos integrais, ministrados em Berlim e de duas semanas de duração. Com início em julho, eles têm um formato parecido com workshops e combinam aspectos teóricos e práticos.

O curso de Gestão de Esporte e Eventos, por exemplo, inclui excursões a vários clubes esportivos e a eventos da região. Já o de Fotografia de Rua, também chamado de “Faces de Berlim” tem foco como abordar e fazer retratos de pessoas na rua. Ao longo do curso, os estudantes constroem um portfólio de fotografias. Os dois custam € 1.495.

A Universidade de Wüzburgo tem uma série de cursos desde bioinformática e economia até psicologia, ciência da computação e literatura alemã moderna. Na área de negócios, por exemplo, você pode estudar sobre a “Globalização como um Desafio de Gestão e Econômico na Europa” ou então as “Oportunidades Digitais na Europa”. Estes dois exemplos têm pouco mais de uma semana de duração e exigem apenas uma taxa de matrícula de € 370 que já inclui materiais, exame final, visitas a empresas da região, certificado de conclusão, entre outras coisas.