Vestibulares que usam notas de olimpíadas científicas

Processos seletivos aceitam desempenho do estudantes nas competições e eles não precisam fazer provas
Por Silvia Tancredi

Estudante morena sorrindo e segurando medalha. Na imagem, está escrito: Vestibulares que usam notas de olimpíadas científicas
Vestibulares contabilizam particação e prêmios de candidatos em olimpíadas científicas [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Vestibulares da USP, Unicamp, Unesp e Unifei (MG) são alguns exemplos de processos seletivos que usam as notas de estudantes que fizeram olimpíadas científicas. Nesse caso, o aluno aproveita o desempenho que teve na competição e não precisa fazer provas.

Cada universidade adota regras e critérios específicos para realizar o vestibular, que também pode ser chamado de competições do conhecimento. Da mesma forma, as notas ou a quantidade de prêmios que o medalhista deve ter para ser aprovado varia.

Os vestibulares por meio da notas de olimpíadas científicas oferecem menos vagas que os vestibulares tradicionais. A Fuvest, que organiza o vestibular da USP, por exemplo, destina apenas 200 vagas.

Tópicos deste artigo

O que são olimpíadas científicas?

As olimpíadas científicas ou escolares são competições entre equipes, compostas por um professor e alunos, que estimulam e desafiam os participantes a terem mais conhecimento sobre determinada disciplina do ensino médio, como Matemática e História, conforme o nível de escolaridade.

Os inscritos passam por avaliações, que podem ser escritas, orais ou digitais e durar mais de uma etapa. Ao final, são escolhidas equipes vencedoras que ganham medalhas de ouro, prata e cobre. 

Veja abaixo algumas olimpías científicas mais conhecidas:

  • Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

  • Olimpíada Brasileira de Matemática

  • Olimpíada de Língua Portuguesa

  • Olimpíada Nacional em História do Brasil

  • Olimpíada Brasileira de Geografia

  • Olimpíada Brasileira de Física

 estudantes ONHB 2018
Equipes da Olimpíada de História 2018

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vestibulares que usam notas de olimpíadas científicas

Os principais vestibulares de São Paulo contam com vestibulares que usam notas de olimpíadas científicas. Em outros estados, como Minas Gerais, também há processos seletivos via notas das competições.

Confira abaixo os principais vestibulares:

Vestibular de olimpíadas da USP

A Universidade de São Paulo (USP) sempre determina alguma porcentagem de vagas para candidatos que foram premiados, ou ao menos participaram de uma olimpíada escolar nos últimos dois anos.

A maior parte das vagas disponíveis é para cursos de ciências exatas e engenharias, por exemplo, Engenharia de Produção, Astronomia, Física e Ciência da Computação, mas também há como ingressar em cursos na área de humanas, como Administração, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo e Design, e além destas, há oportunidades na área de biológicas, como Medicina, Farmácia, Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas.

Ao todo, 28 Unidades de Ensino e Pesquisa da USP ofereceram 200 vagas na última edição do vestibular de olimpíadas da USP. 

Vestibular de olimpíadas da Unesp

Todos os anos a Universidade Estadual Paulista (Unesp) abre inscrição para o Processo Seletivo Olimpíadas Científicas. O vestibular usa os desempenhos dos candidatos em olimpíadas científicas como forma de avaliação. 

Na edição de 2023, foram oferecidas 255 vagas adicionais em cursos de graduação destinadas a participantes e medalhistas de várias olimpíadas do conhecimento regionais, nacionais e até internacionais.

As vagas estão distribuídas em carreiras diferentes, das áreas de Biológicas, Exatas e Humanidades. Entre os cursos de destaque, estão Administração e Engenharias.

Vestibular de olimpíadas da Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é outra instituição de São Paulo que oferece vagas a estudantes que conquistaram medalhas ou tiveram um bom desempenho em competições de conhecimento do ensino médio. Normalmente, são aceitas notas dos últimos dois anos.

A Unicamp ofereceu 122 vagas em 33 opções de cursos. Cada curso possui uma lista de competições aceitas. Por exemplo, o curso de História aceita somente medalhistas de ouro na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).

Vestibular de olimpíadas da Unifei 

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, também conta com vestibular direcionado a estudantes que participaram de competições de conhecimentos de nível médio aceitas (nacionais e internacionais), assim como o quadro de pontuação. 

Em um desses vestibulares, a  Unifei ofertou 55 vagas, sendo 28 vagas para ampla concorrência e 27 para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Das oportunidades totais, 52 são para Itajubá e 3 para Itabira

Crédito da imagem: 

[1] Shutterstock