UFRGS adere parcialmente ao SiSU a partir do ingresso para 2015

Sistema irá preencher 30% das vagas, enquanto o vestibular ficará responsável por 70%.
Em 22/11/2013 14h25 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CONSUN/UFRGS) decidiu na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, que o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) será adotado como forma uma das formas de ingresso a partir de 2015.

O sistema de Ministério da Educação (MEC) que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficará responsável pelo preenchimento de 30% das vagas dos cursos de graduação. Os 70% restantes continuarão com o vestibular tradicional. Também ficou decidido que o Programa de Ações Afirmativas valerá para as duas formas de ingresso e que o Enem poderá ser utilizado como complementação de nota no vestibular.

O interessado em ingressar na UFRGS em 2015 pelo SiSU deverá fazer o Enem 2014 e obter, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. Os pesos das provas do Enem em cada curso e a distribuição das vagas de acordo com o sistema de cotas serão definidos futuramente pelo Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFRGS.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na avaliação do reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, a aprovação “foi bastante madura, o que está expresso na votação praticamente unânime e nas intervenções dos conselheiros, todos a favor do parecer. A adesão foi muito bem discutida pela comissão, que ouviu vários atores e todos os segmentos da universidade, expressando o que a UFRGS pensa sobre seu ingresso”, comentou.

Por Adriano Lesme