Topo
pesquisar
Em 27/10/2013 21h54

Tema da Redação do Enem 2013 foi simples e atual, comenta especialista

Notícias

Proposta pedia que participantes argumentassem sobre os efeitos da Lei Seca no Brasil. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Na edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes deveriam redigir uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. A proposta vinha acompanhada de dois textos e duas imagens de apoio.

Acesse a proposta completa e os comentários sobre a redação

De acordo com Célio Tasinafo, coordenador pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, o tema da redação do Enem 2013 foi simples e se tratava de um assunto bastante comentado na mídia e em conversas entre amigos. Por esse motivo, a maioria dos participantes não deve ter tido dificuldades para escrever sobre o tema.

O coordenador disse que o tema foi mais tranquilo em relação ao da edição anterior, que pedia para o participante escrever sobre o Movimento imigratório para o Brasil no século XXI. Célio também chamou atenção ao caráter político do tema, pois o tema é “quase que explicitamente uma propaganda positiva para o Governo Federal”. Algo, no mínimo, questionável em ano pré-eleitoral – constata Célio Tasinafo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Célio comenta que o único aspecto que poderia deixar o aluno inseguro é fato da proposta só apresentar textos e imagens com os aspectos positivos da Lei Seca. “Para dissertar acerca dos aspectos negativos, o candidato teria, necessariamente, que recorrer à sua própria bagagem de leitura” – afirma o coordenador pedagógico.

O participante do Enem 2013 poderia propor mais rigor no cumprimento da lei, bem como exigir mais estrutura para policiais poderem fazer as blitz em lugares estratégicos. O candidato também poderia propor que a sociedade conscientizasse-se para que o bem pretendido pela lei se transformasse em mais benefícios, como redução do número de mortes e acidentes no trânsito, finaliza Célio Tasinafo.

Por Adriano Lesme

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola