Em coletiva de imprensa realizada na noite deste domingo, 27 de outubro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, classificou como um “grande êxito” a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Não registramos nenhum problema que tenha prejudicado o exame. Muitas portas se abrem a partir deste Enem”, afirmou o ministro.
Confira a correção comentada do Enem 2013
De acordo com dados preliminares, cerca de 29% dos inscritos não fizeram as provas de ontem, dia 26, e hoje. Isso representa 2 milhões entre os 7.173.574 de inscritos no Enem 2013. No ano passado, 27,9% dos inscritos não compareceram para fazer as provas. No Enem 2011 o índice de abstenção média foi de 26,4% e, em 2010, 28%.
Apesar da insistência do MEC em alertar aos participantes que postar imagens em redes sociais de dentro dos locais de prova resultaria em eliminação, 36 participantes infringiram a regra e foram eliminados. Ontem foram 24 estudantes e, hoje, 36 até o momento. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) continua monitorando as redes sociais atrás de mais participantes que tenham postado imagens no momento do exame.
Provas
Ontem, os participantes fizeram as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química), com 45 questões objetivas cada uma.
O caderno de prova de hoje foi composto por redação e mais 90 questões objetivas divididas igualmente entre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e Matemática e suas Tecnologias. O tema da redação foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.
Os gabaritos oficiais do Enem 2013 serão divulgados até a próxima quarta-feira, dia 30, enquanto o resultado é esperado para o final de dezembro. Os participantes poderão requerer vista da prova de redação apenas para fins pedagógicos, pois continua proibido entrar com recurso. O MEC deve disponibilizar o espelho das redações em fevereiro de 2014.
Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2013 ou entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 616161.
Por Adriano Lesme