Topo
pesquisar
Em 27/10/2013 23h02

Mais de 2 milhões de inscritos não fizeram as provas do Enem 2013

Notícias

Índice de ausentes foi um pouco maior em relação ao ano passado. Gabaritos saem dia 30! Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Em coletiva de imprensa realizada na noite deste domingo, 27 de outubro, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, classificou como um “grande êxito” a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Não registramos nenhum problema que tenha prejudicado o exame. Muitas portas se abrem a partir deste Enem”, afirmou o ministro.

Confira a correção comentada do Enem 2013

O que você achou das provas? Opine!

De acordo com dados preliminares, cerca de 29% dos inscritos não fizeram as provas de ontem, dia 26, e hoje. Isso representa 2 milhões entre os 7.173.574 de inscritos no Enem 2013. No ano passado, 27,9% dos inscritos não compareceram para fazer as provas. No Enem 2011 o índice de abstenção média foi de 26,4% e, em 2010, 28%.

Apesar da insistência do MEC em alertar aos participantes que postar imagens em redes sociais de dentro dos locais de prova resultaria em eliminação, 36 participantes infringiram a regra e foram eliminados. Ontem foram 24 estudantes e, hoje, 36 até o momento. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) continua monitorando as redes sociais atrás de mais participantes que tenham postado imagens no momento do exame.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

Ontem, os participantes fizeram as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química), com 45 questões objetivas cada uma.

O caderno de prova de hoje foi composto por redação e mais 90 questões objetivas divididas igualmente entre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e Matemática e suas Tecnologias. O tema da redação foi Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.

Os gabaritos oficiais do Enem 2013 serão divulgados até a próxima quarta-feira, dia 30, enquanto o resultado é esperado para o final de dezembro. Os participantes poderão requerer vista da prova de redação apenas para fins pedagógicos, pois continua proibido entrar com recurso. O MEC deve disponibilizar o espelho das redações em fevereiro de 2014.

Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2013 ou entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 616161.

Por Adriano Lesme

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola