Whatsapp
Em 21/12/2012 14h56

Resultado do Enem 2012 será divulgado daqui uma semana

Notícias

Notas poderão ser usadas para conseguir vaga em universidades, bolsas e diploma do ensino médio. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) prevê para daqui uma semana, no dia 28 de dezembro, a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Mais de 4 milhões de pessoas aguardam a publicação das notas.

As notas do Enem 2012 poderão ser usadas para concorrer as vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2013 ou de processos seletivos das instituições de ensino superior, para obter certificado de conclusão do ensino médio, disputar as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) e solicitar financiamento pelo Fies.

Quem optou no ato de inscrição do Enem 2012 em obter o certificado de conclusão do ensino médio terá que conseguir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do exame nacional e 500 na redação. Aqueles que obtiverem a pontuação necessária terão que procurar a instituição certificadora escolhida para a emissão do certificado (saiba mais).

As regras do ProUni 2013 ainda não foram divulgadas, mas se continuarem as mesmas os interessados em concorrer às bolsas de estudo parciais (50%) e integrais em faculdades particulares precisarão de 400 pontos na média das cinco provas do Enem 2012, sem que a redação tenha sido zerado. Além disso, existem os critérios de renda (veja aqui).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O financiamento pelo Fies pode ser solicitado por todos os participantes do Enem 2012 com renda familiar até 20 salários mínimos, sendo que apenas estudantes com renda familiar até 10 salários mínimos poderão solicitar o financiamento total da mensalidade. As outras exigências do Fies podem ser consultadas nesta página.

As inscrições para o primeiro SiSU de 2013 devem começar em janeiro, com a participação de mais de 90 instituições de ensino superior, incluindo universidades federais e estaduais e institutos e centros federais de educação, ciência e tecnologia. O cronograma do SiSU 2013 deve ser divulgado logo após o resultado do Enem 2012.

Por Adriano Lesme

Relacionados
Saiba como calcular a sua média do Enem para participar do SiSU, ProUni e FIES. Ferramenta faz o cálculo da média do Enem com opção para colocar peso.
Medicina em Salvador é o curso mais concorrido, com 58 vestibulandos por vaga.
Confira os Cadernos de Provas e Gabarito Oficial do Enem 2012 divulgado pelo INEP, além da correção da prova do Enem 2012.
Confira como cada universidade federal e estadual e institutos e centros federais vão usar Enem 2020 para ingresso em 2021. Veja as vagas do SiSU 2021.
Apenas um colégio público aparece entre os dez com as melhores médias.
Candidatos de escolas públicas terão direito a 12,5% do total de vagas.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES