A prova de Química do Enem 2023 será aplicada no próximo domingo, 12 de novembro. A matéria será cobrada dentro da área de conhecimento Ciências da Natureza, que também abrange Física e Biologia.
O Enem 2023 começou no último domingo (5) e contou com participantes de todo o Brasil. Nesse dia, eles fizeram provas de Linguagens e Códigos, de Ciências Humanas e de Redação.
Saiba como foi o 1º dia do Enem 2023
Como é prova de Química do Enem?
Segundo Anderson Pereira, professor de Química do Núcleo Educafro Valongo, as questões de Química do Enem costumam ser bastante contextualizadas, geralmente relacionadas a alguma aplicação da disciplina.
"Na prova de Química do Enem, há textos longos, figuras, tabelas e gráficos, o que pode, à primeira vista, assustar o candidato. Porém, as informações presentes no enunciado e demais insumos visuais podem ajudar muito na hora de chegar à resposta correta. Minha dica é que o estudante aproveite ao máximo essas informações"
Anderson Pereira
Pereira lembra que, em algumas questões de Química, o aluno precisará usar fórmulas, sendo assim que quem praticou exercícios e aplicou fórmulas leva vantagem, sem dúvidas.
=>Lembrete: A equação dos gases, a famosa PV= nRT, é bastante comum em questões envolvendo o comportamento dos gases, na parte de Físico-Química.
=>Lembrete 2: Na equação dos gases, por exemplo, a temperatura tem que estar em Kelvin. Então, o candidato precisa estar atento se vai ser necessário converter Celsius para Kelvin.
Prova interdisciplinar e conteudista
O professor Wanderley Baptista da Matta, também conhecido como Damatta, do Anglo Alante de São José dos Campos (SP), comenta que a prova de Química do Enem pode ser considerada interdisciplinar e conteudista.
Conforme ele destaca, o Enem tem como meta fazer questões que se relacionam com o cotidiano, sendo assim,na prova aparecem questões interdisciplinares, principalmente misturando Química e Biologia.
Saiba o que é interdisciplinaridade no Enem
Mas, o profissional lembra que, nos últimos anos, as questões de Química no Enem cobraram conteúdos específicos, tais como; ação emulsificante, pKa e identificação de funções orgânicas. Por isso, a prova também é conteudista.
Damatta comenta que, independente se a questão é interdisciplinar ou conteudista, há uma dica que pode fazer diferença.
"Na prova de química, geralmente, a resposta correta é a mais ecologicamente viável possível, quando esse assunto é abordado. O professora reforça também que o Enem visa a maior economia de energia possível"
Professor Damatta
Temas de Química para o Enem
Os principais temas que caem na prova de Química do Enem são das áreas de Química Orgânica, Química ambiental, Físico-Química e Química Geral.
O professor Damatta dá dicas para questões de cada uma das quatro áreas da Química. Confira abaixo:
Química Orgânica
-
O Enem quer relacionar a química e a biologia na química orgânica, portanto estudar as funções orgânicas e isomerias que ocorrem nos carboidratos (glicose, frutose, sacarose, amido, celulose...), lipídios (glicerídeos e esteroides) e proteínas (aminoácidos e polipeptídios) é um bom caminho.
-
Outros temas recorrentes são as reações de produção do sabão (saponificação) e do biodiesel (transesterificação).
Química ambiental
-
Os óxidos de enxofre e de nitrogênio, assim como os ácidos nítrico e sulfúrico fazem parte da chuva ácida e, geralmente, são formados pela queima de combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral).
-
A utilização de outros combustíveis (etanol, gás natural produzido nos aterros sanitários, hidrogênio e biodiesel) provocará menos chuvas ácidas e menos aquecimento global.
-
A Química Verde, como o nome diz, quer ser a via mais ecológica possível para a produção de substâncias (menor número de etapas, produção de compostos não poluentes, descarte adequado ou reutilização dos subprodutos de uma reação...).
-
Normalmente, os solos ácidos são tratados com calcáreo (CaCO3 calagem do solo ), assim como os solos básicos com (NH4Cl).
-
A utilização de aerossóis que produzam radicais livres deve ser evitada, pois estes ajudam a destruir a camada de ozônio, e saber que a camada de ozônio filtra os raios ultravioletas, que, em excesso, podem provocar catarata, câncer de pele.
Físico-Química
-
Saber manipular as equações para obter a variação de entalpia de uma outra equação (Lei de Hess), saber se uma reação é endotérmica (absorve calor) ou exotérmica (libera calor).
-
No deslocamento de equilíbrio, o estudo deve ser feito com exercícios, quanto mais, melhor.
-
Uma substância é ácida, básica ou neutra em função do pH e do pOH.
-
Os principais sais da hidrólise salina cobrados são básicos (CaCO3, K2CO3, Na2CO3 e NaHCO3, que é o bicarbonato de sódio usado como antiácido estomacal), ácidos (NH4Cl) e neutro (NaCl, Na2SO4).
-
A pilha é um processo espontâneo de conversão da energia potencial química em energia elétrica. Nela, ocorrem semirreações de oxidação no ânodo e semirreações de redução no cátodo, que os elétrons migram do ânodo para o cátodo.
-
É importante saber acoplar pilhas em série para somar as diferenças de potenciais delas, assim como lembrar que o polo negativo de uma deve ser engatado no polo positivo da outra.
-
Entender que, na eletrólise, ocorre utilização de energia elétrica para a ocorrência de reações não espontâneas, tais como, a produção de alumínio a partir da bauxita, produção de soda cáustica, hidrogênio e cloro a partir da eletrólise da água salgada e banhos metálicos (niquelar, banhar a ouro...).
Química Geral
-
As principais interações moleculares que são (dipolos induzidos para moléculas apolares, entre elas os hidrocarbonetos), (dipolos permanentes e ligações de hidrogênio entre moléculas polares). Saber, ainda, relacionar essas interações moleculares com os pontos de ebulição das substâncias.
-
Semelhante dissolve semelhante (apolar com apolar e polar com polar), mas que existem substâncias com dupla afinidade (anfifílicas), entre elas sabão e detergente, que conseguem ser hidrofílicos e lipofílicos ao mesmo tempo.
-
Saber calcular concentrações em g/L e em mol/L.
-
Fazer o cálculo estequiométrico no Enem, principalmente com impurezas e rendimentos inferiores a 100%.
-
Conhecer as principais emissões nucleares da radioatividade (alfa, beta, gama e nêutron), assim como reações de fissão nuclear (usinas e bombas atômicas) e fusão nuclear (bomba H).
Enem 2023
A previsão, conforme o cronograma divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), é que os gabaritos oficiais do Enem 2032 saiam no dia 24 de novembro. Já o resultado deve ser liberado no dia 16 de janeiro de 2024.
Com as notas do Enem em mãos, os estudantes podem ingressar em programas de acesso à educação superior, tais como Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).