Questão 01

Por Giorgia Lay-Ang

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Resposta correta letra “c” - reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.

O efeito estufa é um processo natural que ocorre na Terra e é muito importante para a vida dos seres vivos, por manter a temperatura global em equilíbrio. Mas com o desenvolvimento das cidades, a poluição, o desmatamento, além da retirada excessiva dos recursos naturais para consumo, este processo tem se intensificado aumentando o aquecimento do planeta devido ao acúmulo de gases como CO2 na atmosfera.

As plantas são muito importantes neste equilíbrio da temperatura na Terra, pois elas necessitam de gás carbônico para realizar seus processos químicos, assim como nós precisamos de oxigênio para sobreviver. Assim, se reduzirmos o desmatamento, reduziremos também o excesso de gás carbônico presente no planeta devido à absorção realizada pelos vegetais. Desta forma, a quantidade de plantas influencia na temperatura global. Quanto maior o número de plantas maior será o consumo de gás carbônico por elas e menor a quantidade de gases que retém o calor na Terra.