Qual a diferença entre Enem e Encceja?

Veja como funciona cada um dos exames e quais as suas diferenças
Em 05/06/2024 11h02 Por Tiago Vechi

Mulher realiza prova em alusão às diferenças entre Enem e Encceja
Enem e Encceja são dois exames de abragência nacional, mas possuem suas diferenças
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Qual a diferença entre Enem e Encceja? O Encceja é um exame que concede o diploma dos ensinos médio e fundamental, já o Enem funciona como exame de acesso à educação superior. É possível serem feitos de maneira complementar, já que para entrar na faculdade é preciso ter o ensino médio completo.

Mas, também há semelhanças entre estes exames, por exemplo, ambos são aplicados em todo o país, são organizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e cobram matérias referentes aos conteúdos ensinados no colegial.

Confira mais informações sobre o Enem e sobre o Encceja!

Qual a diferença entre Enem e Encceja?

O Enem oferece diversas oportunidades de ingresso no ensino superior. Há o Sisu que disponibiliza vagas para instituições públicas (que não cobram mensalidade), há o Prouni que concede bolsas para faculdades privadas e, também tem o Fies que fornece financiamento com condições especiais para os alunos de faculdades particulares pagarem suas mensalidades.

Já o Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ou seja, ele concede o diploma de ensino médio e fundamental para quem não terminou os estudos na idade padrão. Também é possível conseguir certificados parciais de competência, concedidos quando o candidato consegue a nota para ser aprovado em uma matéria.

Outras diferenças são consequências destes objetivos diferentes presentes em cada exame. Por exemplo, no Enem, há uma quantidade limitada de vagas para cada processo seletivo (Sisu, Prouni e Fies), já no Encceja só é preciso alcançar a nota exigida para conquistar o diploma.  

Também, para realizar o Enem é preciso pagar uma taxa de inscrição no valor de R$85 (menos candidatos isentos), o Encceja, por sua vez, não cobra taxa de inscrição.

Quem fez o Encceja precisa fazer o Enem?

Não. Quem fez o Encceja pode conseguir o diploma apenas com a prova do Encceja. Agora, se o candidato quiser ingressar no ensino superior, será preciso fazer o Enem.

É possível fazer o Encceja e o Enem no mesmo ano?

Sim, são provas que podem, inclusive, serem utilizadas de forma complementar. Você pode conseguir o diploma pelo Encceja e entrar na faculdade pelo Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem se formou pelo Encceja pode fazer faculdade?

Sim, sem problemas. Pessoas formadas pelo Encceja tem os mesmo direitos que pessoas que seguiram o curso padrão da escola.

Quais as vantagens de fazer Encceja?

A principal vantagem de fazer o Encceja é conquistar o diploma de ensino médio, ou fundamental, com a realização de uma só prova e sem pagar nenhuma taxa de inscrição.

Com os diplomas de ensino fundamental e médio, muitas portas do mercado de trabalho se abrem e ainda é possível entrar para o ensino superior e conquistar uma graduação.

Como é a prova do Encceja

As provas do Encceja 2024 exigem dos candidatos os conteúdos vistos e ensinados ao longo de cada fase do ensino. Isso quer dizer que os participantes que forem fazer a prova para ter o diploma do ensino médio, devem estudar as matérias e temas ensinados nos três anos dessa etapa, por exemplo.

O exame será aplicado no domingo, 25 de agosto. Diferente do Enem, o Encceja acontece durante dois turnos. Pela manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45. As provas acontecem das 9h às 13h pela manhã.

Pela tarde, os portões dos locais de prova abrem às 14h30 e fecham às 15h15. O exame acontece das 15h30 às 20h30. 

Ao todo, os candidatos devem responder 120 questões objetivas e fazer uma redação. Serão 30 questões para cada uma das quatro provas que serão aplicadas. Confira, abaixo, um infográfico que resume o formato das provas do Encceja 2024:

Infográfico mostra como são as provas do Encceja 2024
Composição das provas do Encceja 2024.
Crédito: Brasil Escola. 

Calendário do Encceja

Confira, abaixo, as datas do Encceja 2024:

  • Inscrições gerais: 29/04 a 10/05

  • Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 29/04 a 10/05

  • Inscrições para moradores do Rio Grande do Sul: 13 a 24/05

  • Resultado preliminar dos pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 17/05

  • Prova: 25/08

  • Resultado da prova: 23/12