Piauí: UFPI e IFPI oferecerão mais de 5 mil vagas no SiSU 2022/1

Estudantes que fizeram as provas do Enem 2021 e terminaram o ensino médio poderão concorrer.
Em 11/01/2022 17h25 Por Adriano Lesme

Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina
Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina
Crédito da Imagem: Divulgação UFPI
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As duas instituições federais de ensino superior no Piauí, UFPI e IFPI, já informaram os cursos e as vagas que oferecerão na edição do 1º semestre do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Juntas as instituições somam 5.153 vagas.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) disponibilizará 2.888 vagas em 66 cursos, em Teresina, Floriano, Bom Jesus e Picos. Metade das vagas é reservada para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública (Lei de Cotas).

Para concorrer às vagas da UFPI, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e conseguir média de pelo menos 300 pontos. Além disso, a nota mínima na redação é 450 pontos e as outras provas não podem ser zeradas.

Na universidade, há pesos específicas em cada prova do Enem para cada curso. Por exemplo, no curso de Medicina as provas de Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos possuem peso 5, a de Matemática peso 4, a de Redação peso 3 e a de Humanas, 2.

Termo de Adesão ao SiSU 2022/1 da UFPI

Acesse todos os termos de adesão já divulgados

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

IFPI

Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) oferecerá 2.265 vagas em 58 cursos, em Teresina, São Raimundo Nonato, Angical do Piauí, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, Uruçuí e Valença do Piauí.

Os interessados devem ter feito o Enem 2021 e não podem zerar a redação. Assim como na UFPI, há pesos específicos para cada curso. Eles podem ser consultados no Termo de Adesão.