MEC não vai ofertar vagas remanescentes do ProUni e Fies no segundo semestre

MEC entende não ser eficaz oferecer as bolsas e vagas que sobraram dos programas.
Em 01/10/2021 18h50 , atualizado em 01/10/2021 19h00 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: Wagmar Alves / PUC Goiás
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação informou nesta sexta-feira, 1º de outubro, que não ofertará vagas remanescentes das edições do segundo semestre de 2021 do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Ministério da Educação (MEC) avaliou que “não será eficaz realizar os processos de ocupação de vagas remanescentes”. No entanto, a pasta não informou quantas vagas não foram ocupadas no ProUni e Fies 2021/2.

No caso do Fies, a oferta para este ano foi de 93 mil vagas. O MEC espera ocupar o máximo dessas vagas com as convocações da lista de espera, que encerraram no dia 17 de setembro. Alguns estudantes ainda estão finalizando o contrato de financiamento.

Este ano, pela primeira vez, o Fies do segundo semestre ofertou as vagas que sobraram na edição do primeiro. Ao todo, foram 16 mil vagas.

Saiba como funciona o Fies

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mudança

Até 2020, o processo de ocupação de vagas remanescentes se dava por ordem de inscrição. Este ano o MEC alterou para o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como já acontecia na seleção das vagas regulares.

Segundo o MEC, a intenção da mudança foi tornar o processo “meritocrático, mais transparente e justo”. No modelo antigo, o estudante tinha que ser rápido para conseguir vaga, o que, de acordo com o MEC, torna o processo injusto porque os candidatos não possuem a mesma acessibilidade de internet.