MEC libera segunda chamada do ProUni 2022/1

Pré-selecionados deverão comprovar as informações nas faculdades até o dia 29 de março.
Em 21/03/2022 11h12 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) liberou na manhã desta segunda-feira, 21 de março, a segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2022/1. Os candidatos podem consultar o resultado do Portal Acesso Único.

Quem esqueceu a senha do portal gov.br pode recuperá-la seguindo estas orientações.

Lista de selecionados em 2ª chamada (consulta por faculdade)

Os candidatos pré-selecionados em 2ª chamada terão que comprovar as informações e apresentar a documentação para as instituições até o dia 29 de março.

Normalmente, a comprovação de informações é feita de forma presencial. Caso as instituições não possam receber os estudantes por causa da pandemia, elas deverão disponíbilizar meios digitais seguros para recebimento e comunicar aos participantes do ProUni com 24 horas de antecedência.

É importante que os selecionados verifiquem os documentos necessários no edital do ProUni, no portal Acesso Único e também consultar os sites das instituições para conferir se há alguma atualização sobre local e horário de apresentação ou ainda exigência de formulários complementares. 

Lista de Espera

Os candidatos que não foram convocados nas duas chamadas regulares poderão se inscrever na lista de espera do ProUni 2022/1, nos dias 4 e 5 de abril.

O resultado da lista de espera do ProUni sairá em 7 de abril, já a comprovação dos dados deverá ser feita entre os dias 8 e 13 do mesmo mês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ProUni 2022/1

O ProUni 2022/1 recebeu inscrições de 22 a 25 de fevereiro. A edição do primeiro semestre teve o recorde de oportunidades do programa: 273.001 bolsas de estudos, sendo 181.036 e 91.965 parciais.

Excepcionalmente, os candidatos puderam se inscrever com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e 2021. Tradicionalmente, o regulamento aceita apenas a última edição do exame. 

Foram aceitas as inscrições de quem teve média mínima de 450 pontos nas cinco provas do Enem 2020 ou 2021 e pontuação acima de zero na redação do exame.

Além disso, foi necessário estar em uma das modalidades a seguir:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública;

  • Ter estudado todo o ensino médio em escola particular com bolsa integral; 

  • Ter estudado parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular como bolsista integral;

  • Pessoa com deficiência;

  • Professor de ensino básico da rede pública, em exercício da profissão (não há obrigação da comprovação de renda para tais profissionais).

O ProUni também estipulou renda familiar máxima de um salário mínimo e meio per capita (por pessoa) para bolsas de 100% ou de até três salários mínimos para bolsas de 50%. 

Mais informações no edital e pelo site do ProUni (Acesso Único).