Têm início nesta segunda-feira, 8 de junho, as inscrições para a segunda edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O prazo segue até as 23h59 de quarta-feira, 10, exclusivamente pela internet, e sem qualquer custo. Somente poderão se inscrever os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e que não zeraram a prova de redação.
No ato da inscrição, o candidato deverá informar o número de inscrição e a senha utilizados no Enem 2014. Não serão aceitos os dados de outras edições. Eles também precisam indicar, em ordem de preferência, até duas opções de cursos, turnos e locais de oferta, além da modalidade de concorrência de sua preferência. As opções podem ser alteradas durante o período de inscrição.
Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Neste caso, o sistema emite uma mensagem se a pontuação do candidato não for suficiente. Também há casos em que as universidades públicas adotam pesos diferenciados ou bônus para as provas do Enem 2014. O cálculo é feito automaticamente pelo sistema, conforme especificações da instituição.
Cronograma
A partir de amanhã, o sistema passará a informar, uma vez por dia, a nota de corte para cada curso. A pontuação, que consiste na menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados, é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total de inscritos. A classificação parcial na opção de curso escolhido também pode ser conferida durante o período de inscrição.
O resultado será anunciado em 15 de junho com matrículas para os dias 19, 22 e 23 seguintes. Os procedimentos para registro acadêmico devem ser conferidos na própria instituição. As vagas remanescentes serão divulgadas entre 19 e 26 junho e os estudantes interessados em participar da lista de espera deverão manifestar interesse entre 15 e 26.
Neste semestre, estão sendo oferecidas 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. O Sudeste concentra o maior número de oportunidades, o equivalente a 25.414 em 26 universidades. A região também registra a maior oferta de vagas de Medicina. São 771 das 1.167 oferecidas para o curso.
Mais informações podem ser obtidas no Edital ou pelo telefone 0800-616161.
Por Wanja Borges