Inscrições do ProUni 2020 terminam neste sábado (1º)

Interessados nas bolsas têm até as 23h59 para fazer o cadastro. Oferta é de mais de 250 mil bolsas.
Em 01/02/2020 00h30 , atualizado em 03/02/2020 17h52 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O período de inscrição no Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020 termina às 23h59 deste sábado, 1º de fevereiro. Inscrição é gratuita.

Inscreva-se no ProUni

O primeiro requisito para participar do programa é que o candidato deve ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e ter obtido média de no mínimo 450 pontos na prova objetiva e nota acima de zero na redação.

Além disso, o interessado nas bolsas do ProUni também deve se encaixar nos seguintes critérios:

  • Ter feito todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular;
  • Ter feito em partes o Ensino Médio em escola pública e em escola particular, desde que tenha tido bolsa integral;
  • Ser pessoa com deficiência (PcD);
  • Ser professor de ensino básico na rede pública e comprovar o magistério, desde que concorra às vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou Pedagogia.

Bolsas

Para o primeiro semestre de 2020 o ProUni tem oferta de 252.534 bolsas de estudos. As bolsas são divididas em integrais (100%) e parciais (50%) e a concessão é feita conforme a renda familiar do candidato. Confira:

Integral: Bolsa oferecida aos estudantes com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio.
Parcial: Bolsa oferecida aos participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. O desconto é de 50% nas mensalidades.

 

Como é feita a inscrição no ProUni?

Os interessados nas bolsas devem acessar a Página do ProUni e informar o número de inscrição e senha utilizada no Enem 2019. Com o login, o estudante deve verificar se os dados estão corretos e dar início às respostas do questionário com informações dos familiares e renda mensal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na inscrição o candidato deve escolher as opções de curso, que podem ser pesquisados por nome do curso, da instituição de ensino ou cidade em que a bolsa é oferecida. No momento também é importante informar se deseja concorrer pelas cotas ou ampla concorrência. Ao salvar a primeira opção de curso é preciso repetir o processo para inserir a segunda opção. As opções de curso podem ser alteradas até hoje, às 23h59.

Resultado

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar o resultado do ProUni no dia 4 de fevereiro. Os aprovados deverão procurar a instituição para a qual a bolsa foi liberada e apresentar a documentação comprobatória para a confirmação das informações de 4 a 11 de fevereiro. A segunda chamada será feita no dia 18 de fevereiro.

ProUni 2020

O cronograma do ProUni passou por alteração após os problemas com a correção do Enem 2019. Inicialmente o prazo de inscrição terminaria ontem, 31 de janeiro, mas foi prorrogado até este sábado.

As inscrições do programa chegaram a ser suspensas até a resolução dos problemas com o Enem 2019 e Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020. O cadastro no ProUni foi aberto após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberar a divulgação do resultado do SiSU.

Mais: Entenda o caso das alterações no SiSU e ProUni

Para mais informações acesse a Página do ProUni no Brasil Escola.