Física no Enem 2023: confira principais fórmulas, exercícios e mapas mentais

Física é uma matéria muito ampla e, por vezes, complexa. Mas, existem maneiras de revisar esta matéria de forma bem consistente e sanar suas dúvidas
Em 09/11/2023 00h01 Por Tiago Vechi

Gato de Schrodinger caminhando ao lado de fórmulas física e abaixo do texto - Física para o Enem 2023
As provas acontecem neste domingo, dia 12 de novembro
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Física no Enem preocupa muitos candidatos, afinal são vários assuntos e fórmulas que podem ser cobrados na prova, além da capacidade interpretativa, sempre necessária no Enem. Mas, existem estratégias que você pode assumir para ter um desempenho satisfatório no exame de física do Enem 2023.

Conversamos com Eduardo Pinto Leite, professor de física do Poliedro, para entender tópico por tópico dos assuntos mais importantes da prova de física no Enem. Além de colher as melhores dicas de revisão. Confira.

Assuntos mais cobrados em física no Enem

O professor começa sua explicação dizendo que há, sim, assuntos mais exigidos que outros na prova de física do Enem e que devemos focar a revisão neles. Iremos começar pelos temas relacionados à mecânica.

Temas de mecânica para o Enem 2023

Trabalho e energia para o Enem 2023

Eduardo recomenda a revisão das fórmulas de energia cinética, energia potencial gravitacional e elástica. Assim como ele aconselha refazer os exercícios relacionados à conservação de energia. 

O professor destaca os problemas que envolvem potência e rendimento, pois o Enem sempre cobra questões com rendimento de máquinas, motores e painéis solares. Veja a resolução de uma questão sobre o assunto:

 

Enem 2015

 

Cálculo do trabalho total realizado por Usain Bolt nas 13 primeiras passadas — questão Enem 2015
Resolução

A resposta correta é a letra B.

Temas de Cinemática para o Enem 2023

O recomendado, segundo o professor, nesta área da física é focar nos seguintes tópicos:

Movimento uniforme

 Movimento uniforme ocorre quando um móvel desloca-se em linha reta e com velocidade constante. No movimento uniforme, o móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais. Veja as fórmulas de movimento uniforme:

Movimento uniformemente variado

Movimento uniformemente variado (MUV) trata-se de um movimento no qual a mudança de velocidade, chamada de aceleração, ocorre a uma taxa constante. Principal fórmula de movimento uniformemente variado:

 Movimento circular

 Movimento circular é o movimento de rotação de um corpo em torno de um eixo ao longo de uma trajetória circular de raio constante. Mapa mental para compreender movimento circular uniforme:

O movimento circular também pode ser uniformemente variado, veja as principais fórmulas para esta situação:

 

 


 

Lançamentos gravitacionais 

Horizontal: O lançamento horizontal é um movimento composto por um movimento horizontal e um movimento vertical. Segundo Galileu, se um móvel apresenta um movimento composto, cada um dos movimentos componentes se realiza como se os demais não existissem e no mesmo intervalo de tempo. Esse é o princípio da Simultaneidade.

As principais fórmulas para este tipo de lançamento são:

Vertical: O lançamento vertical é um movimento unidimensional no qual se desconsidera o atrito com o ar. Esse tipo de movimento ocorre quando um corpo é lançado na direção vertical e para cima. Veja as principais fórmulas sobre este assunto:

Oblíquo: O lançamento oblíquo é uma junção de movimentos na vertical e horizontal. Ocorre quando o objeto lançado forma um determinado ângulo com a horizontal. Veja um mapa mental para compreender o lançamento oblíquo:

 

Temas de Dinâmica para o Enem 2023

Neste tópico da física, o professor Eduardo recomenda atenção às leis de Newton e um cuidado especial com os exercícios que envolvem a Força de Atrito. As três leis de Newton são: 

1ª lei de Newton

 Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.

2ª lei de Newton

A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.

 

Essa é a 2ª lei posta em fórmula:

 

3ª lei de Newton

“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”

Em fórmula a lei fica assim:

Agora, veja a resolução de um exercício sobre atrito:

A resposta é a letra C, pois ao pisarmo no chão fazemos uma força para trás, e a força de atrito nos empurra para frente. Logo, a força de atrito possui direção paralela ao movimento, sendo horizontal e com o mesmo sentido do movimento, contrária à força dos pés.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Temas de Hidrostática para o Enem 2023

O educador alerta para três teoremas fundamentais, são eles:

Teorema de Stevin

O teorema de Stevin é a lei que afirma que a variação de pressão entre dois pontos de um fluido é determinada pelo produto entre a densidade do fluido, aceleração da gravidade e variação de altura entre esses pontos.

Confira a fórmula:

 

Princípio de Pascal

 O princípio de Pascal é uma lei da Mecânica dos Fluidos que afirma que a pressão aplicada sobre um fluido em equilíbrio estático é distribuída igualmente e sem perdas para todas as suas partes, inclusive para as paredes do recipiente em que está contido.

Logo, o princípio de pascal pode descrito dessa forma:

Princípio de Arquimedes

Princípio de Arquimedes afirma que os corpos imersos em meios fluidos ficam sujeitos a uma força que é igual ao peso do fluido deslocado pela presença daquele objeto.

O volume que escorre do recipiente é igual ao volume do objeto imerso.

O professor ainda comenta que vale a pena incluir na sua revisão as equações de Pressão Hidrostática e de Força de Empuxo.

Temas de eletricidade para o Enem 2023

O professor Eduardo destacou dois assuntos, eletrodinâmica e eletrostática. Dentro destes temas ele priorizou as Leis de Ohm, os exercícios envolvendo potência e energia, e, por fim, citou as análises de carga elétrica em campo elétrico e gravitacional.

As leis de Ohm permitem calcularmos importantes grandezas físicas, como a tensão, corrente e a resistência elétrica dos mais diversos elementos presentes em um circuito. No entanto, essas leis só podem ser aplicadas a resistências ôhmicas, isto é, corpos cujas resistências tenham módulo constante.

1ª lei de Ohm

A 1ª lei de Ohm afirma que a diferença de potencial entre dois pontos de um resistor é proporcional à corrente elétrica que é estabelecida nele. Além disso, de acordo com essa lei, a razão entre o potencial elétrico e a corrente elétrica é sempre constante para resistores ôhmicos.

 

2ª lei de Ohm

A 2ª lei de Ohm relaciona a resistência elétrica às grandezas como resistividade, área transversal, comprimento e demais fatores geométricos. Ela expressa em fórmula fica da seguinte maneira:

Temas de ondulatória para o Enem 2023

Eduardo afirma que é essencial compreender a equação fundamental da ondulatória, inclusive para questões de outros tópicos. Assim como ele recomenda atenção nos fenômenos ondulatórios, como reflexão, refração, difração e interferência.

Para encontrar a equação fundamental da ondulatória basta adaptar a equação de velocidade na cinemática para ondulatória. Além de substituir o deslocamento da onda e o intervalo de tempo pelo período. Veja um exemplo prático:

Temas de termologia para o Enem 2023

Sobre termologia, o professor de física afirma ser importante revisar calores sensível e latente, sistemas termicamente isolados e as formas de troca de calor. Uma das fórmulas mais importante neste tópico é a equação fundamental da calorimetria. 

Essa equação define a quantidade de calor (Q) que um corpo de massa (m) e calor específico (c) absorve ou libera para variar sua temperatura em certo valor (ΔT). Para calcular a quantidade de calor, basta isolar Q na equação, obtendo a expressão: 

Q = m.c.ΔT

Temas de óptica para o Enem 2023

Para óptica há muitos temas que podem ser analisados, como formação de imagem em espelhos planos, esféricos e lentes, assim como fundamentos da óptica geométrica. Entretanto, o tema mais importante deste assunto são as leis de refração, confira:

1ª Lei da Refração

O raio incidente I, a normal N e o raio refratado R, pertencem ao mesmo plano, denominado plano de incidência da luz, ou seja, o raio incidente, a reta normal e o raio refratado são coplanares.

 

2ª Lei da Refração

Para cada par de meios e para cada luz monocromática que se refrata é constante o produto do seno do ângulo que o raio forma com a normal e o índice de refração do meio em que o raio se encontra.

Essa lei é conhecida como lei de Snell-Descartes.

A segunda lei da refração é expressa matematicamente pela equação: