Aprenda física para o Enem

Muitos temas podem ser cobrados de física para o Enem, saiba como se preparar para esta prova com dias de professores especialistas
Em 24/10/2023 00h01 , atualizado em 26/10/2023 10h01 Por Tiago Vechi

Mão humana segura uma esfera que faz parte de uma representação atômica
Existem assuntos que ocupam quase 40% da prova de física
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Compreender física para o Enem vai além de decorar fórmulas e reproduzir listas de exercícios, é preciso se habituar à maneira que as perguntas são construídas. Assim como é importante ter estratégias de resolução de prova, pois, o Enem é extenso e exige uma carga alta de leitura.

Física é uma matéria complexa e com muitos subtópicos, constantemente explorados no Enem e demais vestibulares. A fim de te ajudar a organizar seus estudos de física para o Enem, conversamos com dois professores especialistas na área e colhemos os melhores conselhos.

Veja o que descobrimos com Eduardo Bagnariolli, professor de física do Stoodi e com Lucas Herlin, coordenador de turmas preparatórias do Pensi. 

Assuntos que mais caem no Enem / Física

Os assuntos mais recorrentes que você deve dar atenção em física para o Enem são 6. Pegamos dicas de cada um deles para reforçar a sua rotina de estudos, veja! 

Mecânica 

Eduardo afirma que mecânica é o tema mais cobrado na prova do Enem, ele diz que nos últimos 5 anos, cerca de 36% das questões de física eram sobre mecânica. O educador ainda afirma que é importante focar em entender os tipos de lançamento, com um cuidado especial em relação ao lançamento oblíquo.

O professor Lucas nos fornece uma lista com os assuntos de mecânica mais essenciais e dicas para cada um deles, confira: 

  • Trabalho, potência e energia – Dicas: focar em tipos de energia, potência, rendimento, conservação da energia mecânica e teorema do trabalho e energia cinética
  • Cinemática – Dicas: focar em MRU (Movimento Retilíneo Uniforme), MRUV (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado) e lançamentos
  • Dinâmica – Dicas: focar em tipos de forças, três leis de Newton e suas aplicações
  • Hidrostática – Dicas: focar nos princípios de Stevin, Pascal e Arquimedes
  • Estática – Dicas: focar nas condições de equilíbrio

Eletricidade

O professor Eduardo passa uma mensagem de alívio em relação a este tópico, já que, segundo ele, não há uma gama extensa de assuntos a serem cobrados, o foco total do Enem é em Eletrodinâmica

Dessa forma, o estudante precisa se preocupar em compreender apenas o Efeito Joule, as propriedades de resistores e as duas leis de Ohm. O educador ainda diz que é interessante dar atenção aos fundamentos da transformação da energia elétrica nos âmbitos industriais e domiciliares.

Termofísica 

Para termofísica, o professor Lucas destaca a Calorimetria e a Propagação de calor, com foco nas trocas e tipos de calor, assim como na potência térmica. Ele ainda incluiu temas como a lei de Fourier, convecção e irradiação.

O professor Eduardo afirma que todo ano há pelo menos duas questões de calorimetria no Enem. Sobre este assunto ele diz:

 

O candidato precisa conhecer os mecanismos de transferência de calor e, principalmente, identificar qual tipo de troca de calor a situação irá propor. Por exemplo: é uma troca de estado físico (calor latente)? É uma situação de variação de temperatura (calor sensível)? Ou está acontecendo tudo ao mesmo tempo?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ondulatória 

O professor Eduardo começa dizendo que este é um assunto de menor relevância em comparação aos outros, pois, o costume é que haja apenas uma questão por ano. Mas, ele também ressalta que muitas vezes o Enem utiliza o tema de ondulatória para realizar questões interdisciplinares.

Eduardo ainda falou que o foco dos estudos deve ser sobre os fundamentos da ondulatória, a Equação Fundamental da Ondulatória e os tipos de ondas. No mesmo caminho, o professor Lucas afirma que também é importante saber os seguintes temas: 

  • Fenômenos ondulatórios (reflexão, refração, difração, ressonância, interferência e efeito Doppler)
  • Introdução à Ondulatória (equação fundamental da onda)
  • Acústica (cordas vibrantes e tubos sonoros)

Óptica 

De acordo com Eduardo, a óptica é cobrada na mesma intensidade da ondulatória, 1 questão por prova, mas com possibilidade de perguntas interdisciplinares, principalmente relacionadas a captação de cores, refração da luz e anomalias oculares

O professor Lucas destaca os conhecimentos sobre sistema RGB (vermelho {Red}, verde {Green} e azul {Blue}), velocidade da luz no vácuo, princípios da óptica geométrica, índice de refração, lei de Snell, dispersão luminosa e reflexão interna total.

Eletromagnetismo

Sobre eletromagnetismo, o professor Lucas ressalta que é importante estudar força magnética, indução eletromagnética e introdução ao eletromagnetismo. Segundo ele, os subtópicos de cada tema mais cobrados são força eletromotriz induzida, lei de Lenz, lei de Faraday, transformadores, força magnética em cargas elétricas e em fios condutores retilíneos. 

 

Fontes e formas de estudo de física para o Enem

 


 

Dicas de realização para a prova de física do Enem

Ler as questões antes dos textos de poio para ter mais foco na busca por informações foi a primeira dica do professor Eduardo. Ele também ressalta a importância de construir visualizações da situação-problema, para se compreender melhor a questão.

Outra dica do Eduardo foi escrever as partes separadas dos textos de apoio em um local reservado da prova ao invés de grifar os textos, pois isso economiza tempo na hora de retornar a estas falas. Ele também avisou do perigo dos alunos ficarem voltando nas questões para realizar revisões sem necessidade, isso pode fazer você achar erros que não existem.

O professor Lucas destacou duas competências estabelecidas no edital do Enem, são elas:

Competência de área 5, habilidade 17: Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

Competência de área 6, habilidade 23: Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.

Segundo ele, estas habilidades ajudam a compreender o funcionamento da prova de física no Enem. Além disso, Lucas salientou que o tema Energia é muito recorrente no Enem e ele costuma aparecer relacionados a outro temas como mecânica, calorimetria e termodinâmica. 

Fontes alternativas de física para o Enem

Bom, também é necessário um pouco de descontração na preparação para o Enem, por isso pedimos indicações de filmes, séries, podcasts e outras mídias alternativas que tratam sobre física. Confira as recomendações fornecidas pelos dois professores:

  • Ciência todo dia (canal)
  • Veritasium (canal)
  • Cosmos (série)
  • Bill Nye Saves the World (série)
  • Planeta Terra (série)
  • Ciência sem fim (podcasts)
  • Astronomia em meia hora (podcasts)
  • Fisicast (podcasts)
  • Explorando o Desconhecido: A Máquina do Tempo Cósmica (documentário)
  • Uma Viagem ao Infinito (documentário)
  • Buracos Negros: No Limite do Conhecimento (filme)
  • A Teoria de Tudo (filme)
  • Radioactive (filme)
  • Nikola Tesla: Arquivos Secretos (série)
  • Oppenheimer (filme)