Falta um mês para o SiSU 2023: saiba como funciona programa do MEC

Confira datas, como se inscrever e quais universidades oferecem vagas no Sistema de Seleção Unificada
Em 16/01/2023 08h00 Por Silvia Tancredi

SiSU 2023
SiSU 2023
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Falta exatamente um mês para as inscrições da primeira edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os candidatos poderão participar de 16 a 24 de fevereiro.

O SiSU é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em instituções de ensino superior públicas, tais como universidades, institutos e centros federais.

SiSU 2023

Vários estudantes ainda não sabem, com detalhes, como funciona o SiSU. Por isso, mapeamos as principais perguntas de candidatos que pretendem tentar uma vaga no SiSU 2023.

Aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o SiSU 2023 agora mesmo!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem pode inscrever no SiSU 2023?

Somente podem fazer inscrição no SiSU 2023 os candidatos que participaram do Enem 2022, uma vez que eles serão avaliados pelas notas do exame educacional. Também é necessário que o estudante tenha nota acima de zero na prova de redação.

Como é feita a inscrição no SiSU?

A inscrição deve ser feita diretamente na página do SiSU. Os estudantes devem preencher todos os dados pessoais, escolher a 1ª e a 2ª opção de curso, o turno e a modalidade (se cotista ou ampla concorrência).

Quantas vagas são oferecidas no SiSU 2023?

A quantidade de vagas que serão oferecidas no SiSU 2023 ainda não foi informada. Na primeira edição de 2022, foram 222 mil vagas em 6.146 cursos de graduação.

Quantas universidades oferecem vagas no SiSU 2023?

O nome das universidades participantes do SiSU 2023 também ainda não foi liberado. Em 2022, foram 125 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

Quais universidades participam do SiSU?

O número de instituições superiores que oferecem vagas no SiSU varia conforme cada semestre. Geralmente, se as universidades não disponibilizam oportunidades pelo SiSU, o fazem por meio de vestibulares.

Quando sai o resultado do SiSU 2023?

O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro, em chamada única, no site do SiSU.

Os candidatos não aprovados poderão participar da lista de espera do SiSU. As chamadas baseadas na lista de espera são de responsabilidade de cada uma das instituições participantes do SiSU, que poderão divulgar quantas chamadas quiserem.

E se eu nao passar no SiSU?

Se o estudante não passar no SiSU, há outras opções. Confira abaixo:

  • Prestar vestibular: se o concorrente disputou uma vaga em uma universidade pública por meio do SiSU e não passou, pode tentar ingressar na instituição de ensino por meio do vestibular. Mas, vale destacar que algumas universidades federais, por exemplo, somente oferecem vagas pelo SiSU.

  • Participar do ProUni: o Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino particulares a candidatos que comprovem ter baixa renda. 

  • Tentar o Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) conta com financiamentos em universidades particulares para estudantes que também comprovem ter baixa renda. 

Assista às nossas videoaulas