Estudantes reclamam que lista de espera do ProUni 2022/1 “desapareceu”

Site oficial entrou em manutenção depois do resultado, sem aviso prévio do Ministério da Educação.
Em 08/04/2022 15h49 , atualizado em 08/04/2022 16h29 Por Adriano Lesme

Site do ProUni apresentava mensagem informando manutenção
Site do ProUni apresentava mensagem informando manutenção
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estudantes que se inscreveram no Programa Universidade para Todos (ProUni) 2022/1 estão reclamando nas redes sociais que não conseguem acessar a lista de espera, cujo resultado saiu ontem, 7 de abril.

O site oficial do ProUni entrou em manutenção poucas horas depois do resultado da lista de espera. O acesso só foi restabelecido por volta das 14h de hoje, mas sem informação sobre classificação ou pré-aprovação para alguma bolsa de estudo.

Nas redes sociais, estudantes demonstram preocupação quanto ao prazo para comprovação das informações junto à faculdade. Ele encerra na próxima quarta-feira, dia 13.

Estudantes cobram no Twitter uma resposta do MEC sobre o site do ProUni
Crédito: reprodução Twitter

Até o momento, o Ministério da Educação (MEC) não se pronunciou sobre a manutenção e a instabilidade do site do ProUni. O Brasil Escola entrou em contato com o MEC, mas não fomos respondidos. Caso o MEC responda, esta notícia será atualizada.

Como foi o ProUni 2022/1

O ProUni 2022/1 recebeu inscrições de 22 a 25 de fevereiro. A edição do primeiro semestre teve o recorde de oportunidades: 273.001 bolsas de estudos, sendo 181.036 e 91.965 parciais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Excepcionalmente, os candidatos puderam se inscrever com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e 2021. Tradicionalmente, o regulamento aceita apenas a última edição do exame. 

Foram aceitas as inscrições de quem teve média mínima de 450 pontos nas cinco provas do Enem 2020 ou 2021 e pontuação acima de zero na redação do exame.

Além disso, foi necessário estar em uma das modalidades a seguir:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública;

  • Ter estudado todo o ensino médio em escola particular com bolsa integral; 

  • Ter estudado parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular como bolsista integral;

  • Pessoa com deficiência;

  • Professor de ensino básico da rede pública, em exercício da profissão (não há obrigação da comprovação de renda para tais profissionais).

As bolsas integrais são para candidatos com renda familiar máxima de um salário mínimo e meio per capita (por pessoa). Para as bolsas parciais (50%), o limite sobre para até três salários mínimos.

Mais informações no edital e pelo site do ProUni (Acesso Único).