Na prova de Biologia do Enem 2025, a questão sobre o monstro de gila, uma espécie de lagarto, chamou a atenção dos candidatos do exame.
O item viralizou por conta da menção do popular medicamento para emagrecimento Ozempic. Entretanto, segundo professores, não seria necessário conhecer características da medicação para poder responder à questão, como muitos estudantes comentaram.
Neste domingo (16), os candidatos responderam a 45 questões objetivas de Matemática e outras 45 questões objetivas de Ciências da Natureza.
Confira: Abstenção do Enem 2025 é de 30% em média, anuncia MEC
Questão sobre o "lagarto do Ozempic" do Enem 2025
A questão sobre o monstro de gila, o "lagarto do Ozempic", não trata diretamente da relação do animal com a produção do medicamento emagrecedor, afirma André Bourg, professor de Biologia do Colégio Oficina do Estudante.
O professor explica que o item faz uma relação do tipo de ambiente que o animal vive nos Estados Unidos, que é um deserto, com o bioma brasileiro que ele seria capaz de viver, o qual seria a caatinga.
O veneno do monstro gila possui um hormônio que faz o metabolismo do animal cair, isto é, "ele vai absorvendo os açúcares de forma lenta, o que faz ele viver quase um ano com poucas refeições".
Para o professor de Biologia Gabriel Mendes, do Curso Anglo, a questão é interessante por provocar uma reflexão acerca da importância da preservação ambiental, uma vez que ao proteger ambientes naturais e os animais que vivem nesses espaços, estamos garantindo a continuidade de inovações tecnológicas que se inspiram ou utilizam de elementos da natureza.
Como foi a prova de Ciências da Natureza do Enem 2025?
A prova de Ciências da Natureza do Enem 2025 apresenta cinco questões com a temática ambiental. Segundo Pedro Lopes, supervisor de avaliações no SAS Educação, foram duas questões sobre aspectos energéticos, química ambiental, aproveitamento sustentável de excrementos animais e derramamento de óleo nos oceanos.
Tanto Pedro, quanto Raul destacam a questão sobre icterícia, bem construída do ponto de vista científico e contextual, misturando uma temática biológica com conteúdos de física.
Caio Zanvettor, professor e autor de Química do Colégio e Sistema pH, destaca que as questões de Química estavam mais conteudistas, de forma que os enunciados não conduziam o estudante à resposta. Apesar disso, foram questões de nível fácil a médio.
“Normalmente, o Enem é uma prova em que ele te dá a fórmula e o nome do composto, para que o aluno consiga resolver mesmo que não saiba nomenclatura. Mas, dessa vez, eu vi uma questão seca de nomenclatura, perguntando basicamente o nome de dois compostos”, exemplifica Zanvettor.
Já as questões de Física foram classificadas como médias a difíceis pelo professor e autor de Física do Colégio e Sistema pH, Caio Britto, mesmo que dentro do padrão do Enem. O professor destaca a presença de pegadinhas de interpretação e raciocínio lógico, bem como o equilíbrio entre questões que cobram teoria e que envolvem cálculos.
Sobre as questões de Biologia, Gabriella Leal, professora e autora de Biologia do Colégio e Sistema pH aponta que a prova foi de nível médio e sem grandes novidades. Segundo ela, o exame manteve o padrão de cobrar bastante questões de ecologia, mas, diferente do esperado, não teve nada sobre fisiologia humana.
Correção comentada e gabarito extraoficial do Enem 2025
O Brasil Escola disponibilizou após a aplicação das provas do Enem 2025, nos dias 9 e 16 de novembro, a correção comentada e o gabarito extraoficial do exame.
A correção será realizada pela equipe do Curso Anglo e poderá ser conferida no link abaixo:
Confira a página da correção comentada e gabarito extraoficial do Enem 2025!
Comentários pós-provas do Enem 2025
Logo após a realização das provas do Enem 2025, nos dois domingos do exame, o Brasil Escola e a Statera Cursos e Vestibulares farão live com comentários e análise das questões.
A transmissão acontecerá no canal do Youtube do Brasil Escola a partir das 19h30.
