A isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14 de abril. Esse é o benefício concedido aos participantes que atenderem determinados critérios para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de forma gratuita.
O edital da isenção foi publicado no dia 31 de março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e apresenta todas as regras e orientações em relação à isenção.
Para solicitar a isenção, será necessário entrar na página do participante com os dados de acesso da conta gov.br, o login único dos serviços digitais do governo federal. É nesse mesmo sistema que os estudantes se inscrevem e acessam o resultado do Enem. Lembrando que aqueles que forem isentos deverão se inscrever normalmente para a prova.
O resultado preliminar da isenção da taxa será divulgado no dia 12 de maio. Recursos serão aceitos entre os dias 12 e 16 de maio. Já a relação definitiva dos contemplados sairá no dia 22 de maio.
As demais datas, como de inscrição e de provas, ainda não foram anunciadas pelo Inep. O edital do exame também não foi publicado. Na última edição, o Enem recebeu a participação de mais de 3 milhões de candidatos.
Saiba mais: Como conseguir a isenção da taxa de inscrição no Enem?
Quem pode pedir a isenção da taxa do Enem 2025?
Terão direito ao benefício da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 os seguintes grupos de candidatos:
-
Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
-
Candidatos que cursaram o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuem uma renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo, por pessoa;
-
Candidatos com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Crédito: Divulgação / MEC.
Datas da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
Fique por dentro do cronograma da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025:
-
Pedidos de isenção do Enem 2024 e justificativa de ausência no Enem 2023: 14/04 a 25/04
-
Resultado preliminar as solicitações: 12/05
-
Recursos: 12 a 16/05
-
Resultado das análises dos recursos da isenção: 22/05
O que é a justificativa de ausência do Enem 2024?
Os participantes isentos da taxa nas provas do Enem do ano passado que não compareceram aos dias de aplicação do Enem terão que justificar sua ausência no exame entre os dias 14 e 25 de abril.
A justificativa é obrigatória para aqueles que querem participar do Enem de forma gratuita neste ano. Lembrando que o Inep exige algumas condições para comprovar a ausência e estabelece os documentos necessários para essa comprovação. Essas informações estão disponíveis em tópico específico do edital de isenção.
Confira: Dicas para as provas do Enem
O que é o Enem e como funciona?
O Enem é uma prova aplicada pelo Inep uma vez a cada ano, geralmente no mês de novembro em dois domingos consecutivos. Nesta avaliação, os participantes respondem a 180 questões objetivas e produzem uma redação seguindo uma proposta de tema.
O exame é composto por quatro provas, de áreas distintas, com conteúdos ministrados ao longo dos anos do ensino médio. Veja a distribuição das questões:
-
45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
-
45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias
-
45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
-
45 questões de Matemática e suas Tecnologias
Após a participação e pegar suas notas, os candidatos poderão utilizar os desempenhos e concorrer a vagas em cursos de graduação tanto na educação superior pública, quanto na privada. Entre as seleções realizas pelo próprio Ministério da Educação (MEC), está o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que disponibiliza milhares de vagas pelo Enem uma vez por ano em instituições públicas.