O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu isenção na taxa de inscrição para todos os residentes do Rio Grande do Sul. Também foi definida a divulgação de um novo calendário com prazo de inscrição estendido aos candidatos do estado. As novas datas ainda não foram divulgadas.
A decisão ocorre por conta das graves enchentes que atingiram 90% das cidades gaúchas. A situação de calamidade pública já deixou 157 mortos, 88 desaparecidos, 806 feridos e 658 mil desalojados.
Enem 2024 no Rio Grande do Sul
Os moradores do Rio Grande do Sul também podem realizar a inscrição no prazo normal, que inicia dia 27 de maio e se estende até o dia 7 de junho. A isenção da taxa de R$85 reais está garantida. Além disso, está sendo considerada uma aplicação distinta para o estado com uma prova diferente e em outras datas.
Na edição do ano passado, o Rio Grande do Sul registrou 192.717 inscritos no Enem, sendo o 8º estado com mais inscritos e representando quase 5% dos candidatos. O Encceja 2024 também teve as inscrições prolongadas para os residentes do Rio Grande do Sul, elas poderão ser feitas até o dia 24 de maio.
O ministro Camilo Santana falou sobre a flexibilização do calendário escolar e sobre os ajustes de prazos e procedimentos para a população gaúcha. O gestor também afirmou que ainda será realizado o diagnóstico do impacto das enchentes nas escolas e redes de ensino.
Por Tiago Vechi
Jornalista