No Enem 2024, a isenção de taxa pode ser solicitada até o dia 26 de abril, a próxima sexta-feira. O período se iniciou no dia 15 do mesmo mês.
O valor da taxa de inscrição ainda foi divulgado pelo Inep. É bom lembrar que solicitar a isenção não garante a inscrição no exame, é preciso realizar os dois processos, mesmo quem tiver a isenção aprovada.
Isenção no Enem 2024: o que é?
A isenção no Enem é uma forma que os alunos têm para não precisar pagar a taxa de inscrição do exame. Na última edição do Enem, o valor da taxa de inscrição foi de R$85.
A isenção no Enem 2024 tem todas as suas especificidades definidas neste edital.
Isenção no Enem e o Inep
Você pode solicitar a sua isenção no Enem 2024 neste site do Inep. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão responsável pela realização do Enem 2024.
Inclusive, é o Inep que averígua quem terá o direito ou não de solicitar a isenção de taxa de inscrição no Enem 2024.
Como pedir isenção do Enem?
Para pedir a isenção no Enem 2024, é necessário criar uma conta no Portal Oficial do Governo Federal, o gov.br. Com os dados de acesso registrados no site do governo, o aluno irá entrar no site do Inep (disposto no link do tópico acima) e encontrará esta tela:
Neste momento, a opção Justificativa de ausência/isenção deve ser selecionada. Em seguida, confirme seus dados complementares e insira seu CEP. Caso tenha esquecido, confira o número no site dos Correios.
Feito isso, confirme seu grau de escolaridade. Depois, preste mais informações sobre a sua trajetória escolar. Tenha a carteira de trabalho em mãos, pois, será preciso inserir seu NIS (Número de Identificação Social), caso não tenha, selecione a opção "Não tenho NIS".
Por último, preencha o questionário socioeconômico e conclua seu pedido de isenção. Agora, só acompanhar as notícias do Enem 2024 no Brasil Escola para não perder as inscrições.
Isenção no Enem 2024: quem tem direito?
Para ter o pedido de isenção aprovado no Enem 2024 e fazer a prova de graça, é necessário se encaixar em pelo menos um destes critérios estabelecidos:
-
Estar matriculado na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola pública;
-
Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
-
Ser uma pessoa em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Lembrando que beneficiários do programa Pé-de-meia, além de fazerem a prova sem custos, ainda recebem um incentivo no valor de R$200.
Isenção no Enem 2024: justificativa de ausência no Enem 2023
No caso de você ter tido seu pedido de isenção aprovado na edição anterior do Enem e tiver faltado às provas, você terá que justificar a razão da sua ausência para ter a solicitação de isenção aprovada novamente. Pare ter a justificativa de ausência aprovada é preciso aos critérios estabelecidos em edital.
Eles incluem acidentes de carro, morte na família, condições médicas, necessidades de comparecer ao trabalho, entre outras situações. Confira todas no Anexo I do edital de isenção divulgado pelo Inep.
Isenção no Enem: datas e resultado
Confira as datas do processo de isenção no Enem 2024:
Justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção no Enem 2024 |
15/4/2024 a 26/4/2024 |
Resultado da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção no Enem 2024 |
13/5/2024 |
Recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção no Enem 2024 |
13/5/2024 a 17/5/2024 |
Resultado do recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção no Enem 2024 |
24/5/2024 |