Enem 2023 contará com novos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual

O Inep convidou participantes para conferir as novidades de acessibilidade do Enem 2023
Em 27/02/2023 18h01 Por Lucas Afonso

Provas do Enem 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.
Provas do Enem 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.
Crédito da Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na tarde desta segunda-feira (27) que as provas do Enem 2023 contarão com novos recursos de acessibilidade para candidatos com deficiência visual. 

O Cartão-Resposta do exame que até então era impresso em fonte padrão tamanho 12 para todos os candidatos, agora contará com uma versão tamanho 18 para pessoas com deficiência visual. A folha de redação também terá uma versão ampliada. 

O objetivo é possibilitar maior autonomia no momento da transcrição das respostas e redação para a folha que será utilizada para a correção. 

A novidade melhora a experiência de resolver o exame para candidatos como Gonçala Marques (47).

A moradora de Valparaíso de Goiás (GO) e natural do Ceará tem glaucoma, uma doença que provoca um aumento da pressão intraocular. Essa será a quarta vez que Gonçala fará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Gonçala foi até o Inep para conferir a novidade de acessibilidade do exame. Ela quer fazer o curso de Nutrição e conta sobre as expectativas na realização da prova:

"Na minha família inteira, não tem ninguém que tenha o ensino médio e uma faculdade. O meu foco é entrar para a área da saúde e ajudar pessoas de baixa renda como eu. A meta é me tornar nutricionista".

O Inep convidou participantes que solicitaram a versão da prova superampliada no Enem 2022 para conferir as novidades na acessibilidade da próxima edição do exame. Veja o vídeo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2023

O Enem 2023 terá o prazo de inscrição aberto entre os dias 8 e 19 de maio. 

As provas do Enem 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro

Confira: como estudar para o Enem 

Veja também: o que estudar para o Enem