Enem 2017: nutricionista monta cardápio para o dia das provas

Alimentação pode contribuir para concentração e disposição do estudante durante o Enem.
Em 03/11/2017 11h24 , atualizado em 03/11/2017 15h13 Por Wanja Borges

Crédito da Imagem: Alimentação Enem 2017
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e, neste período, milhares de candidatos investem pesado em diferentes estratégias, que vão além dos estudos, para controlar a ansiedade e garantir um bom desempenho nas provas, como dormir bem e ter momentos de lazer.

O que muitos esquecem é que a alimentação também pode ser uma aliada nesse processo, principalmente para garantir disposição e concentração. É o que defende a nutricionista coordenadora de projetos na E4 Agência, Fernanda Seiffer. 

Segundo a profissional, a alimentação faz toda a diferença, pois o modo como os alimentos são preparados, o tempo de digestão e as propriedades nutricionais podem influenciar, e muito, no desempenho, concentração e disposição do estudante. 

Por isso, para o dia das provas do Enem, o recomendável é que os os participantes invistam em uma combinação, em horários-chave, de proteínas (ovo, por exemplo), carboidratos (banana) e vitaminas, com o cuidado de escolher alimentos de fácil digestão.

Cardápio

Com o intuito de auxiliar os estudantes na escolha dos alimentos apropriados, a nutricionista elaborou um cardápio para os dias das provas com sugestões para o desjejum (café da manhã), lanche, almoço e, ainda, para antes e durante o exame. Confira:

- Café da manhã
Ovos mexidos com ervas e azeite de oliva
Vitamina de banana e abacate com leite integral
Café puro (opcional)

Vitamina de acabate
Nutricionista recomenda vitamina de abacate pela manhã
Alimento Quantidade Calorias
Ovo 2 unidades 70 kcal
Azeite de oliva 1 colher (sopa) 90 kcal
Leite integral 1 copo (200ml) 140 kcal
Banana 1 unidade média 90 kcal
Abacate 3 pedaços 48 kcal
Total -- 438 kcal

Por quê? O dia da prova deve começar com alimentos nutritivos e que forneçam energia desde cedo. As proteínas de alto valor biológico presentes no ovo, combinadas com uma vitamina de frutas garante os macronutrientes em quantidades adequadas. O leite integral junto ao abacate para compor a vitamina foi escolhido no intuito de ofertar gorduras, que também são fontes de energia por tempo mais prolongado. A banana serve como fonte de carboidrato da refeição, adoçando naturalmente a vitamina.

- Lanche da manhã (opcional)
Bolacha de arroz integral com creme de ricota

Alimento Quantidade Calorias
Bolacha de arroz integral 3 unidades 25 kcal
Creme de ricota 1 e 1/2 colher de sopa 62 kcal
Total -- 87 kcal

Por quê? O lanche da manhã é opcional, apenas se o participante sentir fome ante do almoço, mas não é obrigatoriamente uma refeição a ser realizada, visto que o almoço será cedo por conta do horário da prova. A escolha de uma fonte integral de carboidratos (bolacha de arroz integral) com uma proteína (creme de ricota) é ideal para o equilíbrio de energia desse lanche, que contém valor calórico menor.

- Almoço
Filé de frango grelhado com ervas e azeite de oliva
Arroz integral e feijão
Salada de espinafre, agrião e alface com cenoura ralada
Refogado de abobrinha com tomate

Almoço para o Enem
Frango grelhado com arroz, legumes e feijão para o almoço
Alimento Quantidade Calorias
Arroz integral 3 colheres de sopa 112 kcal
Feijão carioca 1 concha média 76 kcal
Frango 1 unidade de 100g 195 kcal
Azeite de oliva 1 colher de sopa 90 kcal
Abobrinha 3 colheres (40g) 15 kcal
Tomate 1 unidade (60g) 13 kcal
Espinafre 2 folhas 15 kcal
Agrião 3 folhas 19 kcal
Alface 2 folhas 15 kcal
Cenoura 1/2 unidade ralada 18 kcal
Total -- 586 kcal

Por quê? O almoço dos participantes da prova deve ser equilibrado e leve, evitando frituras e alimentos que necessitam de uma digestão mais lenta. Isso evita a baixa concentração para a prova, e reduz o desconforto digestivo que pode prejudicar o desempenho para o raciocínio. Os alimentos escolhidos para o almoço (frango, salada, arroz integral, legumes e feijão) combinam nutrientes, vitaminas e minerais que forneçam energia de forma lenta e gradual, e apresentam maior facilidade de serem digeridos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Antes da prova – 10 minutos antes
1 lata (250 ml) de bebida energética

- Durante a prova
Água de coco
Água sem gás
Mix de castanha do Pará e amêndoas
Maçã
Chocolate 70% cacau

Castanha do Pará
Estudante pode levar algumas castanhas para comer durante as provas
Alimento Quantidade Calorias
Bebida energética sem açúcar 1 unidade 10 kcal
Água de coco 1 unidade (100ml) 19 kcal
Castanha do pará 1 unidade (6 gramas) 37,9 kcal
Amêndoa 3 unidades (4 gramas) 23 kcal
Maçã 1 unidade 63 kcal
Chocolate 70% cacau 25 gramas (3 quadrados) 133 kcal
Total -- 285,9 kcal

Por quê? Antes da prova, em torno de 10 minutos, recomenda-se o consumo de uma bebida energética, que fornece energia e componentes (cafeína e taurina) que aumentam o estímulo do sistema nervoso e, consequentemente, melhoram a concentração e o raciocínio. Deve ser consumida nesse horário por conta da absorção rápida desses compostos. Durante a prova, a hidratação é fundamental e por isso propõe-se no cardápio água de coco e água sem gás, para fornecer sais minerais e evitar plenitude gástrica (desconforto) por conta do gás. Além disso, alimentar-se é essencial durante as horas da prova para manter o fornecimento de energia, com uma fruta (maçã), mix de castanhas e amêndoas ricas em vitaminas e minerais, e um chocolate, que é a opção mais escolhida pelos estudantes. Recomenda-se um chocolate 70% cacau que além de ser mais rico em nutrientes, contém baixa quantidade de açúcar, que evita picos de glicose e hipoglicemia de rebote (condição que pode interferir negativamente no desempenho do estudante).

Cuidados

Lembrando que, apesar dos lanches serem permitidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do Enem, e do edital do exame não fazer restrição sobre o que pode ser levado, alguns cuidados devem ser tomados.

Além de levar bebidas em recipientes transparentes e sem rótulo, os candidatos devem manter os alimentos nas embalagens originais e lacradas. Caso o participante abra o recipiente antes de entrar na sala, por algum motivo, o conteúdo deverá ser despejado em um saco plástico transparente.

Vale ressaltar que os fiscais de sala podem vistoriar os lanches antes do ingresso na sala. Esse procedimento também foi adotado na última edição.

Enem 2017

Mais de 6,7 milhões de participantes farão as provas nos domingos 5 e 12 de novembro, em 12.416 locais de prova, distribuídos em 1.725 cidades brasileiras. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, sempre no horário de Brasília. 

No primeiro dia, eles terão das 13h30 às 19h para responder 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos e produzir a redação. Já no segundo, o Exame será aplicado das 13h30 às 18h e constituído por 90 questões de Ciências Humanas e Matemática.

Os participantes deverão se apresentar com antecedência, portando um documento de identidade legível e em bom estado de conservação (veja no edital os documentos aceitos) e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (tipo Bic).

O Brasil Escola, em parceria com o colégio e curso Oficina do Estudante de Campinas (SP), fará, em tempo real e de forma gratuita, a correção comentada do Enem 2017. A resolução será publicada nesta página e começará às 19h no dia 5 e às 18h no dia 12. 

O resultado do Enem 2017 está previsto para o dia 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU); no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Detalhes no Edital.