Edital do Sisutec 2015 já pode ser conferido

Inscrições começam na segunda-feira, 29 de junho. Consulta às vagas será disponibilizada em breve.
Em 26/06/2015 09h25 , atualizado em 26/06/2015 09h58 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 26 de junho, o edital do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) 2015. O documento apresenta o cronograma e demais procedimentos do processo seletivo para ocupação de vagas gratuitas em cursos técnicos.

Confira o edital

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 29 de junho e 3 de julho, exclusivamente pela internet. O prazo teria início nesta segunda-feira, 22, mas foi adiado pela terceira vez. Podem se inscrever os estudantes que concluíram o ensino médio e que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com desempenho superior a zero na redação. Não há taxa de inscrição.

Das vagas oferecidas, 85% serão reservadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral. Nas Instituições Federais de Ensino (IFEs), 50% das oportunidades destinam-se para egressos da rede pública ou bolsistas integrais, oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita. Além disso, será reservado um percentual, por curso e turno, para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultado

A primeira chamada será publicada em 7 de julho, com matrículas entre os dias 8 e 10 seguintes. Uma nova convocação será realizada no dia 14 de julho, com registro acadêmico para os três dias seguintes. Já as inscrições on-line para as vagas remanescentes poderão ser feitas entre os dias 20 de julho e 2 de agosto. As aulas serão iniciadas entre os dias 3 e 31 de agosto. 

Na última edição, foram oferecidas 289.341 vagas gratuitas em cursos técnicos ministrados em 466 municípios por institutos federais, instituições de educação profissional e tecnológica públicas, instituições do Sistema S, fundações públicas de educação profissional e tecnológica e instituições privadas habilitadas pelo MEC.

A consulta às vagas do Sisutec 2015 e o site para inscrição estarão disponíveis em breve. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sisutec@mec.gov.br ou através do telefone 0800-616161.

Por Wanja Borges