Confira 12 datas importantes que podem cair no Enem 2022

As datas importantes podem cair no Enem 2022 nas provas de Ciências Humanas, de Linguagem e Códigos, além da Redação.
Em 07/11/2022 12h26 , atualizado em 07/11/2022 12h31 Por Érica Caetano

Datas importantes que marcaram o mundo e o Brasil podem estar nas provas do Enem 2022.
Datas importantes que marcaram o mundo e o Brasil podem estar nas provas do Enem 2022.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Na reta final para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, o Brasil Escola separou datas importantes que podem estar nesta edição do Exame. Elas podem estar na prova de Ciências Humanas, na de Linguagem e Códigos, além da Redação. Confira:

1- 10 anos da Lei de cotas 

No final do mês de agosto deste ano a Lei nº 12.711/2012, conhecida também como Lei de Cotascompletou 10 anos em que foi sancionada. Ela determina que 50% das vagas em universidades e institutos federais sejam destinadas para pessoas que estudaram em escolas públicas.

A lei prevê a reserva de vagas para grupos específicos, como pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas (PPI) e candidatos de baixa renda (até 1,5 salário-mínimo de renda mensal familiar por pessoa). Em 2016, houve a inclusão de pessoas com deficiência (PcD), com a criação da Lei n° 13.409.

As instituições tinham até o ano de 2016 para o cumprimento da lei. Foi quando 50,6% das vagas nas universidades federais foram destinadas para o sistema de cotas. Porém, apenas em 2018 o número de matrículas de estudantes pretos e pardos ultrapassou pela primeira vez a de alunos brancos, com 50,3% de matriculados. 

Embora o recorte racial da lei seja um dos mais falados e debatidos, a Lei de Cotas abrange principalmente alunos que vieram de escolas públicas da rede de ensino brasileira. Nessa grande categoria existem os recortes para pretos, pardos e indígenas (PPI), para estudantes de baixa renda e ainda para estudantes com deficiência. 

A lei que ajudou a democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil deve passar por revisão ainda este ano, algo já previsto desde a sua criação. Na revisão, fatores como porcentagem de vagas por categoria podem ser modificados. 

Antes de 2012, já havia políticas de ação afirmativa em diversos formatos. Contudo, ao disseminar a prática no país, a Lei de Cotas se tornou um marco.

2- 30 anos do Impeachment de Fernando Collor 

Fernando Collor foi até então o candidato mais jovem a assumir a presidência do Brasil. Ele foi acusado pelo próprio irmão de envolvimento em corrupção e desvio de dinheiro, o que ficou conhecido como Esquema PC Farias.

Como o escândalo se tornou público, a população foi às ruas em protesto. O movimento foi chamado Caras Pintadas. As pessoas pintaram seus rostos de verde e amarelo pedindo a saída do presidente do poder. Collor acabou renunciando antes da votação do seu impeachment.

Veja também: Vice-presidentes que assumiram o governo no Brasil

3- 30 anos da ECO-92 

A ECO-92 aconteceu no Rio de Janeiro em 1992. Importantes resultados e compromissos foram obtidos nessa conferência, considerada uma das mais importantes já realizadas.

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 3 e 14 de junho de 1992.

Chamada também de Cúpula da Terra, a convenção reuniu chefes de Estado e representantes de 179 países, organismos internacionais, milhares de organizações não governamentais e contou também com a participação direta da população.

A ECO-92 representou um marco nas discussões sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Confira no nosso podcast: Sustentabilidade, degradação ambiental e a responsabilidade humana

4- 30 anos do Massacre do Carandiru 

Considerado um demonstrativo da falência do sistema prisional brasileiro, o massacre ocorrido entre os detentos da Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru, completa 30 anos este ano. Cento e onze detentos foram mortos no maior massacre em uma prisão brasileira.

Passado 30 anos, o sistema prisional brasileiro até sofreu algumas modificações, mas ainda não se encontra muito diferente, sendo ainda muito criticado devido à superlotação de prisões, ao desrespeito aos direitos humanos e à falta de um processo claro de reabilitação e reinserção socioeconômica dos condenados, tema importante inclusive para a Redação do Enem.

5- 60 anos da Crise dos mísseis de Cuba 

A crise dos mísseis de Cuba completa 60 anos. Ela foi iniciada em 1962, quando a inteligência norte-americana reuniu fotos que mostraram a construção de uma base de mísseis soviéticos em Cuba.

O episódio ficou conhecido como “os treze dias que abalaram o mundo”, período que mobilizou o mundo durante a Guerra Fria, por conta de uma possível guerra nuclear. Foi um período marcada por uma grande tensão diplomática entre Estados Unidos e União Soviética.

Depois de semanas de negociação, os soviéticos retiraram seus mísseis da ilha. Apesar da gravidade do acontecimento, foi essa crise que iniciou o período chamado de Coexistência Pacífica, com uma comunicação direta entre Moscou e Washington de modo a evitar um conflito da mesma proporção.

6- 90 anos da Revolução Constitucionalista

Em 2022 a Revolução Constitucionalista completou 90 anos. Ela foi um movimento armado liderado por São Paulo, em 1932, contra o governo Getúlio Vargas e pela defesa de uma nova Constituição para o Brasil.

Durante quase quatro meses, paulistas entraram em confronto com tropas fiéis a Vargas e, isolados, foram derrotados. O levante não foi em vão, pois, em 1934, era promulgada a nova Constituição brasileira.

Leia também: Era Vargas – período de 15 anos em que Getúlio Vargas governou o Brasil

7- 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil

O voto feminino no Brasil foi uma conquista que se consolidou no ano de 1932, completando 90 anos este ano. Sua consolidação ocorreu por meio de um novo Código Eleitoral, durante o governo de Getúlio Vargas, fazendo do Brasil pioneiro nessa questão na América Latina.

O direito ao voto é um dos direitos mais importantes das democracias indiretas, uma vez que permite que as pessoas possam exercer a sua cidadania e tomar parte do processo político, elegendo seus representantes na política ou se candidatando aos cargos políticos disponíveis.

No entanto, durante muito tempo, uma série de grupos presentes na sociedade brasileira não tinha acesso a esse direito e, portanto, não exercia a sua cidadania.

Acesse também: Movimento sufragista — a luta pelos direitos políticos das mulheres

8- 100 anos da Semana de Arte Moderna 

Um grande evento, divisor de águas do Modernismo brasileiro, a Semana de Arte Moderna de 1922 completou este ano seus 100 anos. A semana que gerou polêmicas e um terreno fértil para a atualização artística nacional, reuniu artistas das mais diversas áreas no Theatro Municipal de São Paulo ao longo dos dias 13 e 18 de fevereiro de 1922.

Apresentações musicais e conferências intercalavam-se às exposições de escultura, pintura e arquitetura, com o intuito de introduzir ao cenário brasileiro as mais novas tendências da arte, já que até o início do século XX, a escola artística tida como oficial no Brasil era o Parnasianismo.

9- Centenário da criação da URSS 

O ano de 2022 também marca o centenário da criação da União Soviética ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A União Soviética foi uma nação que surgiu como resultado da implantação do socialismo na Rússia.

Foi a grande potência que rivalizou com os EUA durante a Guerra Fria e existiu entre 1922 e 1991. As transformações levaram à sua unificação com outras repúblicas soviéticas no começo da década de 1920. 

A União Soviética foi o símbolo mundial do socialismo e liderou o bloco comunista durante os anos da Guerra Fria. Ao final da década de 1970, a União Soviética iniciou uma forte crise econômica que levou o país à recessão e a uma crise política, a qual contribuiu para a fragmentação da União Soviética e o seu fim, em 1991.

Saiba mais: Revolução Russa — importante ponto de partida para a criação da URSS

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

10- 100 anos da Marcha sobre Roma 

A Marcha sobre Roma é o nome que se dá para a marcha organizada pelos fascistas sobre Roma como forma de forçar a nomeação de Benito Mussolini ao cargo de primeiro-ministro e que completou 100 anos em 2022. O evento aconteceu em em 28 de outubro de 1922.

11- 200 anos da Independência do Brasil 

O Brasil comemorou este ano o bicentenário da Independência no dia 7 de setembro. A data comemorativa relembra a declaração de independência do Brasil, realizada nesse mesmo dia em 1822.

Foi nesse dia que D. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades.

A data comemorativa pode ser cobrada em provas de vestibulares e no Enem, já que a Independência do Brasil é considerada um marco na história do nosso país.

Coordenadores e professores da disciplina de História do Brasil de escolas e de pré-vestibulares ressaltam que não só os 200 anos da data podem ser trabalhados nas provas dos processos seletivos, mas, também, os episódios que antecederam o acontecimento e os seus desdobramentos. 

Acesse também: Cinco curiosidades sobre a Independência do Brasil

12- 450 anos de Os Lusíadas

Os Lusíadas, de Luís de Camões, é o livro mais famoso da literatura portuguesa e completa em 2022 seus 450 anos. O livro fala das conquistas lusitanas até a chegada de Vasco da Gama à Índia.

Assim, o narrador da epopeia demonstra seu amor e veneração ao rei de Portugal, D. Sebastião, e ao povo lusitano. Mas também defende a fé cristã e a expansão do império português.

Pertencente ao classicismo português, a obra possui uma visão antropocêntrica, ou seja, valoriza a razão e as conquistas humanas. Porém, traz elementos do semipaganismo ao reverenciar a cultura greco-romana e, ao mesmo tempo, a fé cristã. Essa epopeia é dividida em dez cantos, com versos decassílabos de caráter narrativo e heroico.