Universidade portuguesa fecha convênio com o Inep para uso do Enem
UBI já usava notas do exame para ingresso de brasileiros, mas sem acordo com o órgão.
A Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, assinou o convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última terça-feira, 20 de setembro, para a utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso de brasileiros.
Veja também: Brasileiros explicam como usar o Enem para estudar em Portugal
A instituição portuguesa já aceitava a pontuação do Enem para o ingresso de brasileiros desde 2014. Com a assinatura do convênio, a UBI se junta à outras 16 universidades e institutos de Portugal que utilizam as notas do exame.
Adesão
Oficialmente, as primeiras instituições que aderiram ao Enem foram as universidades de Coimbra (UC) e Algarve (UALg), em 2014.
Já o ano de 2015 contou com a adesão dos institutos politécnicos de Leira, Beja, Porto, Portalegre, Cávado e Ave, Coimbra e Guarda. A Universidade de Lisboa também adotou as notas do Enem para a entrada de brasileiros na mesma época.
O convênio com o Inep foi assinado em 2016 pelas universidades do Porto, da Madeira, dos Açores e, agora, Beira Interior. Juntaram-se ao grupo os institutos de Viseu e Santarém.
Como estudar em Portugal?
O Brasil Escola conversou com quatro estudantes brasileiros que entraram em universidades portuguesas com o Enem. Os alunos explicam como é possível usar a nota e falam como é estudar no exterior. Saiba mais nesta reportagem.