SiSU, ProUni e Fies terão inscrições em portal único a partir do segundo semestre de 2022

Oferecimento:

Dados dos processos seletivos estão disponíveis no site e possibilitam comparações para nota de corte.

Em 04/02/2022 10h40 , atualizado em 04/02/2022 10h43
Por Lorraine Vilela Campos

A partir do segundo semestre de 2022, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ocuparão um mesmo site, o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único). 

Conheça o Acesso Único

O objetivo do Acesso Único é facilitar a participação do estudante nos programas educacionais do Governo Federal que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O portal foi desenvolvido com base nas experiências dos usuários nas últimas edições do SiSU, ProUni e Fies. 

O acesso aos dados públicos e informações serão facilitados, mantendo-se a agilidade a segurança, de acordo com o MEC. Em uma das sessões, a Busca Avançada, o estudante poderá ter noção de suas chances de aprovação em qualquer uma das três seleções considerando dados digitais referentes aos anos anteriores do SiSU, ProUni e Fies. 

Os estudantes poderão filtrar as notas de corte das seleções por curso, instituição, cidade e estado, além da quantidade de vagas. 

De acordo com o MEC, o atual banco de dados é composto com as informações de 2020 e 2021, mas o objetivo é que seja feita a ampliação para que edições anteriores dos programas façam parte do Acesso Único para uso na Busca Avançada. 

Inscrições no Acesso Único em 2022/2

A previsão é de que as inscrições das edições 2022/2 do SiSU, ProUni e Fies sejam feitas já no Acesso Único. 

Segundo o Ministério da Educação, o portal ganhará novas funcionalidades e seus processos serão aperfeiçoados até o fim do ano. A atualização tecnológica será contínua, em ambiente de nuvem.

Enquanto as inscrições pelo Acesso Único não começam, SiSU, ProUni e Fies 2022/1 terão todo o processo de seleção em seus respectivos sites individuais.