Saiba se é possível calcular a nota a partir do gabarito extraoficial do Enem 2024
Vários fatores interferem na sua nota final no Enem 2024, desde seu número de acertos até o desempenho de outros candidatos.
O cálculo da nota do Enem 2024 será realizado por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que analisa diversos fatores para pôr em uma escala numérica o desempenho dos candidatos nos exames do Enem 2024. Entretanto, é possível utilizar padrões dos anos anteriores para realizar uma estimativa a partir do seu número de acertos.
Estimativa do cálculo e gabarito do Enem 2024
Confira o passo a passo para estimar o cálculo da sua nota no Enem 2024:
-
Passo 1: Acompanhe o gabarito extraoficial realizado por professores especialistas e divulgado pelo Brasil Escola.
-
Passo 2: Leve sua redação para ser corrigida pela IARA, nossa inteligência artificial.
-
Passo 3: Utilize a calculadora presente no artigo "Como calcular a média do Enem" disponível em nosso site.
Dessa forma, você poderá ter uma estimativa do seu desempenho na prova do Enem 2024. Além disso, você ainda pode verificar como seriam suas chances no ProUni e ver as médias do Sisu 2024.
Como é calculada a nota do Enem 2024?
Para explicar como funciona a Teoria de Resposta ao Item (TRI), vamos utilizar um exemplo hipotético, imagine que você quer elaborar um teste que seja capaz de descobrir se uma pessoa é brasileira.
Você prepara 5 questões sobre o Brasil, por exemplo:
-
Quem foi Pelé?
-
Quais as cores da bandeira do Brasil?
-
Em que continente o Brasil fica?
-
Quando a independência do Brasil foi declarada?
-
Quais as comidas típicas da festa junina?
As três primeiras perguntas podem ser consideradas mais fáceis, afinal não é preciso ser brasileiro para saber essas respostas. Agora, a quarta e a quinta exigem um pouco mais de conhecimento sobre o país para responder de forma correta, ou seja, cada pergunta possui um nível de dificuldade diferente.
Se uma pessoa erra as cores da bandeira e não sabe o continente que o Brasil fica, mas acerta a data da independência ou as comidas típicas da festa junina, isso não quer dizer que ela é brasileira. Mesmo que tenha acertado as questões mais difíceis.
A mesma lógica pode ser aplicada na nota do Enem 2024, se uma pessoa erra questões com baixo grau de dificuldade, mas acerta questões difíceis, provavelmente a sua nota será menor que a pessoa que acertou todas as fáceis, mas errou as difíceis. Dessa forma, a nota do Enem do candidato em determinada matéria é medida mais pela constância no decorrer da prova do que pela quantidade de acertos em si.