Saiba se é possível calcular a nota a partir do gabarito extraoficial do Enem 2024

Vários fatores interferem na sua nota final no Enem 2024, desde seu número de acertos até o desempenho de outros candidatos.

Em 03/11/2024 20h25 , atualizado em 03/11/2024 21h09
Por Tiago Vechi
Existem formas de estimar a sua nota no Enem 2024.
Crédito da Imagem: Shutterstock

O cálculo da nota do Enem 2024 será realizado por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que analisa diversos fatores para pôr em uma escala numérica o desempenho dos candidatos nos exames do Enem 2024. Entretanto, é possível utilizar padrões dos anos anteriores para realizar uma estimativa a partir do seu número de acertos.

Estimativa do cálculo  e gabarito do Enem 2024

Confira o passo a passo para estimar o cálculo da sua nota no Enem 2024:

Dessa forma, você poderá ter uma estimativa do seu desempenho na prova do Enem 2024. Além disso, você ainda pode verificar como seriam suas chances no ProUni e ver as médias do Sisu 2024.

Como é calculada a nota do Enem 2024?

Para explicar como funciona a Teoria de Resposta ao Item (TRI), vamos utilizar um exemplo hipotético, imagine que você quer elaborar um teste que seja capaz de descobrir se uma pessoa é brasileira.

Você prepara 5 questões sobre o Brasil, por exemplo:

  1. Quem foi Pelé?

  2. Quais as cores da bandeira do Brasil?

  3. Em que continente o Brasil fica?

  4. Quando a independência do Brasil foi declarada?

  5. Quais as comidas típicas da festa junina?

As três primeiras perguntas podem ser consideradas mais fáceis, afinal não é preciso ser brasileiro para saber essas respostas. Agora, a quarta e a quinta exigem um pouco mais de conhecimento sobre o país para responder de forma correta, ou seja, cada pergunta possui um nível de dificuldade diferente.

Se uma pessoa erra as cores da bandeira e não sabe o continente que o Brasil fica, mas acerta a data da independência ou as comidas típicas da festa junina, isso não quer dizer que ela é brasileira. Mesmo que tenha acertado as questões mais difíceis.

A mesma lógica pode ser aplicada na nota do Enem 2024, se uma pessoa erra questões com baixo grau de dificuldade, mas acerta questões difíceis, provavelmente a sua nota será menor que a pessoa que acertou todas as fáceismas errou as difíceis. Dessa forma, a nota do Enem do candidato em determinada matéria é medida mais pela constância no decorrer da prova do que pela quantidade de acertos em si.