Resultado do Enem 2022
Notas do Enem 2022 foram divulgadas no dia 9 de fevereiro
O resultado do Enem 2022 foi liberado no dia 9 de fevereiro, na Página do Participante. Para realizar a consulta às notas, os participantes precisaram informar o CPF e senha cadastrados.
As notas para os treineiros, ou seja, estudantes que ainda estão no ensino médio, serão divulgadas cerca de 60 dias depois das demais notas. As notas do Enem 2022 são definitivas. Sendo assim, não cabe recurso contra o resultado do Enem.
Confira: Saiba como recuperar a senha do Enem
Como usar as notas do Enem 2022?
As notas do Enem 2022 podem ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
No SiSU 2023, os inscritos poderão se candidatar a vagas de diversas instituições públicas do Brasil. As inscrições serão do dia 16 de fevereiro a 24 de fevereiro, com resultado no dia 28 de fevereiro.
O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superiores particulares de todo o Brasil. Para participar, o candidato precisa ter tirado média mínima de 450 pontos em todas as cinco provas do Enem. Também não é permitido ter zerado a redação do exame educacional.
As inscrições para o ProUni 2023 serão feitas entre os dias 28 de fevereiro a 3 de março. O resultado da primeira chamada será publicado no dia 7 de março. Já a segunda chamada sairá no dia 21 do mesmo mês.
O Fies seleciona estudantes com menor renda para o financiamento de cursos superiores em instituições particulares. A exigência é que os candidatos tenham tirado, pelo menos, uma média de 450 pontos nas cinco provas do exame e não ter zerado a redação.
As inscrições do Fies 2023 serão feitas entre os dias 7 e 10 de março, com resultado da chamada única no dia 14 do mesmo mês.
Leia mais: Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem
Editais
Confira os editais dos processos seletivos do MEC:
Nota do Enem em Vestibulares
Os estudantes também poderão usar as notas do Enem 2022 para participar de vestibulares. Muitas instituições públicas e particulares aceitam o Enem em substituição às provas de vestibular ou como parte da nota.
Uma outra opção é usar as notas do Enem para estudar em Portugal. Mais de 50 instituições portuguesas aceitam o Enem para ingresso de estudantes brasileiros. Os cursos não são gratuitos.