MEC prorroga prazo para comprovação de informações do ProUni 2022/2
Candidatos terão até o dia 24 de agosto para apresentar toda a documentação comprovatória para matrícula.
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para a comprovação de informações do Programa Universidade para Todos (ProUni). A medida veio após atraso que comprometeu o prazo para a realização de matrícula dos candidatos.
Comprovação pode ser feita no Portal Único. Com o novo cronograma, os estudantes terão até o dia 24 de agosto para apresentar toda a documentação comprovatória para matrícula.
Novas datas
-
Comprovação de informações da 1° chamada - 09 a 24 de agosto
-
Resultado da 2° chamada - 29 de agosto
-
Comprovação de informações da 2° chamada - 29 de agosto a 08 de setembro
-
Prazo para participar da lista de espera - 13 a 14 de setembro
-
Divulgação da lista de espera - 17 de setembro
-
Comprovação de informações da lista de espera - 19 a 23 de setembro
ProUni 2022/2
O ProUni ofereceu 190 mil bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino privadas do todo o Brasil. Somente puderam candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma vez que eles foram avaliados pelas notas do exame educacional.
Uma das novidades desta edição foi que os estudantes puderam usar o desempenho das duas últimas edições do exame, ou seja, as notas do Enem 2020 e Enem 2021. Mas, para isso, precisavam ter média de 450 nas provas sem ter zerado a redação.
Quem participou do ProUni 2022/2?
Puderam participar do ProUni 2022/2 estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou particular, com ou sem bolsa de estudo (novidade) e estudantes com deficiência.
Também puderam se inscrever professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não foi necessário comprovar renda.
Outra novidade do ProUni 2022/2 foi a inclusão de estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola particular, com ou sem bolsa de estudos.
Bolsas de estudo
O ProUni ofereceu bolsas integrais e parciais (50%). Puderam solicitar bolsa integral quem tem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para tentar a bolsa parcial, foi necessário ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.
Mais informações podem ser conferidas no Edital do ProUni 2022/2.