Os problemas do ProUni 2022/2

Falhas nos sistemas de inscrições e de matrículas foram relatadas por estudantes
Em 17/08/2022 17h47 , atualizado em 17/08/2022 18h10 Por Silvia Tancredi

ProUni
ProUni
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Imagine a seguinte situação: você é aprovado em primeiro lugar para ganhar uma bolsa de estudos em uma instituição particular que ofereceu vaga na segunda edição de 2022 do Programa Universidade para Todos (ProUni), mas, por problemas técnicos, não consegue se matricular e, o pior, corre o risco de perder a bolsa. 

Essa foi a história de uma aluna retratada nesta reportagem, veiculada na manhã de hoje, 17 de agosto. Mas, facilmente, poderia ser a história de um dos vários estudantes pré-selecionados no programa do Ministério da Educação  (MEC).                           

Nos últimos dias, vários alunos têm reclamado nas redes sociais que não conseguem finalizar os cadastros nas universidades que ofereceram a vaga. Outros alegam ter receio de perder o semestre, o que, de fato, pode acontecer, de acordo com a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc)

A associação chegou a afirmar que parte dos estudantes aprovados no ProUni 2022/2 não deve conseguir se matricular neste ano e, por isso, só deve iniciar o ano letivo em 2023. 

Entenda o caso

O resultado do ProUni 2022/2 saiu no dia 10 de agosto. Conforme o primeiro calendário, os pré-selecionados deveriam comprovar as informações prestadas no momento da inscrição nas instituições de ensino de oferta da vaga até hoje.

Porém, alguns estudantes pré-aprovados com a bolsa de estudos, como o caso desse jovem citado nesta reportagem, não conseguiram iniciar os procedimentos de matrícula nas instituições de oferta da vaga, porque estas não tinham recebido nem o resultado nem as informações dos candidatos selecionados. 

A falha ocorreu no site do SisProUni, que é o sistema no qual o MEC insere os dados dos estudantes aprovados para receber as bolsas de estudo. O citado site estava fora do ar dificultando o acesso das universidades às informações dos alunos aprovados. 

Em razão dessa falha, o MEC resolveu prorrogar o prazo para comprovação das informações nas instituições até o dia 24 de agosto. O órgão disse, ainda, que o SisProUni já funciona normalmente. Resta aguardar os próximos capítulos para ter certeza de que os novos calouros poderão garantir a bolsa de estudos. 

Outras falhas do ProUn

Os problemas na edição do ProUni 2022/2 começaram desde o prazo de inscrições. Candidatos reclamaram que não tiveram acesso às notas de corte parciais dos cursos e, com isso, tiveram dificuldade em saber qual curso seria o mais adequado para o seu perfil. Outros alunos comentaram, também nas redes sociais, de que haviam escolhido um curso e eram cadastrados em outro. 

Instituições de ensino afirmaram ainda que o sistema do ProUni estava com problemas, que números de vagas e bolsas de estudos não estavam batendo e que havia divergências.

E o Fies?

Além de todas as dificuldades relatadas acima, notamos que houve desorganização nos calendários do ProUni e do outro programa que ajuda estudantes de baixa renda a ingressarem em instituições particulares, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Normalmente, os estudantes tentam ingressar em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Caso não sejam aprovados, tentam o ProUni. Se não conseguem a bolsa, então tentam o Fies.

O ideal era que o resultado do ProUni fosse divulgado primeiro e os pré-aprovados pudessem garantir a bolsa de estudos. E, então, quem não fosse selecionado poderia tentar o Fies.

Entretanto, as inscrições para Fies 2022/2 abriram primeiro no dia 9 de agosto. E o resultado do ProUni 2022/2 saiu um dia depois, contrariando o cronograma dos anos anteriores. E mais um problema que acabou prejudicando a última edição do ProUni.