Expectativas para a prova de Ciências da Natureza no Enem 2024
Oferecimento:
Ciências da Natureza no Enem exigem, além dos conhecimentos nas matérias que integram o exame, capacidade de interpretação de texto.
Ciências da Natureza no Enem traz questões de três matérias do ensino médio: biologia, química e física, representando 25% das questões do exame. O Enem costuma seguir um padrão no formato dos itens cobrados na prova, normalmente são apresentados contextos e a partir deles são desenvolvidas perguntas que podem exigir conhecimentos de mais de uma matéria.
Com isso em mente, fizemos uma análise das questões da prova da edição de 2023 e colhemos expectativas para o exame deste ano.
Análise de Ciências de Natureza no Enem 2023
A prova de Ciências da Natureza no Enem 2023 trouxe diversos temas para contextualizar diferentes áreas da química, da física e da biologia. Alguns itens exigiram uma leitura mais atenta e boa interpretação de texto, ao passo que também houve questões puras de conteúdo.
Segundo Raphael Silvares, coordenador de Biologia e Ciências do Pensi, a prova de 2023 seguiu a tendência dos últimos anos de se tornar um exame cada vez mais conteudista. Ele também comentou de questões que abordaram temas curiosos, como a fotossíntese em lesmas, e de outras com temas mais clássicos, como o ciclo de nitrogênio e a função do ferro.
Um exemplo da contextualização das questões do Enem é a questão 97 da prova amarela. O item começa falando da Constituição Federal, que determina aos municípios a responsabilidade pela coleta de lixo, mas a pergunta é sobre pressão. Veja:
Para resolver a questão, basta aplicar a equação de Clapeyron, que descreve o comportamento de um gás perfeito. A fórmula é:
P.V = n. R. T
Sendo que P é a pressão gerada pelo gás nas paredes do recipiente, V é o volume ocupado pelo gás, n é o número de mols, R é a constante geral, que medida em atm (como propõe a questão) é 0,082, e T é a temperatura a que o gás é submetido (medida em Kelvin).
Dessa forma, a resolução é:
P. O,1 = 0,1 . 0,082 . 923
P = 75,7
Resposta: alternativa “C”.
Ainda há mais contextualizações criativas, como ondas sonoras sendo cobradas a partir de um tirinha do Cascão e do Cebolinha, métodos de descontaminação na culinária para abordar temas de biologia e compras na feira para perguntar sobre química.
Sendo assim, é importante estar com a interpretação de texto em dia e estar pronto para relacionar assuntos que, a princípio, não têm correlação. Mas também há questões que vão direto ao assunto. Na prova de 2023, essa abordagem foi comum quando o assunto era elétrica. Veja um exemplo:
Quando a lâmpada L2 queima, a resistência total que provém da pilha aumenta. Esse aumento acarreta a redução da corrente elétrica do circuito e, consequentemente, o brilho das outras lâmpadas também diminui.
Resposta: alternativa “C”.
Veja também: Prova do Enem 2023 completa
Expectativas para a prova de Ciências da Natureza no Enem 2024
Sobre as expectativas para a prova de Ciências da Natureza no Enem 2024, conversamos com Marcel Costa, professor de física do IntergalMind, e também com Raphael Silvares. Os dois educadores destacaram a possibilidade das Olimpíadas servirem como contextualização. Para biologia pode abordar temas como fisiologia, contração muscular ou uso de anabolizantes; já em física, pode haver questões relacionadas à mecânica.
Raphael também citou as grandes queimadas no Centro-Oeste, assunto que pode servir para abordar temas como ciclos biogeoquímicos, a conservação da biodiversidade e mecanismos de biotecnologia em geral. Também falou dos 120 anos da Revolta da Vacina, que, provavelmente, irá ser tema de alguma questão.
Marcel diz que espera ver temas clássicos como potência elétrica e mecânica, além de assuntos mais secundários como ótica e hidrostática.