Enem 2024: veja datas da reaplicação das provas
Oferecimento:
Podem participar estudantes que comprovem ter passado por problema de logística ou por estarem doentes no dia da prova
A reaplicação das provas do Enem 2024 será feita nos dias 10 e 11 de dezembro. Mas, para fazer as provas, os estudantes deverão solicitar participação ao Inep, que organiza o exame.
Conforme o cronograma disponibilizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), os pedidos de participação da reaplicação do Enem 2024 poderão ser feitos entre os dias 11 e 15 de novembro. O instituto deve analisar cada caso individualmente.
O Enem 2024 começou ontem (3) em todo o Brasil. O exame segue no próximo domingo, 10 de novembro, nos mesmos locais de prova.
Leia também:
Enem 2024: quando saroi o gabarito oficial das provas?
Quem pode pedir a reaplicação das provas do Enem 2024?
Podem pedir a reaplicação das provas do Enem 2024 candidatos que se enquadram nas condições especificadas abaixo:
-
Doenças infectocontagiosas, tais como: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19
-
Problemas logísticos causadas por: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
-
Locais de prova definidos a mais de 30 quilômetros da residência dos candidatos: participantes que tiveram seus locais de prova constados no cartão nessa situação, têm direito a solicitar a reaplicação do exame.
Como foi o 1º dia do Enem 2024?
No primeiro dia do Enem 2024, realizado ontem (3), os estudantes responderam 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Professores ressaltaram que foram cobrados temas da atualidade, das mulheres e questões sociais, raciais e culturais. Os profissionais acreditam que o 1º dia de exame foi de nível médio.
A prova de Linguagens exigiu conhecimento cultural dos participantes; já a prova de Ciências Humanas contou com mais questões sobre Brasil, especialmente em história e geografia.
Os participantes também produziram uma redação, cujo tema foi: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
Confira os comentários sobre o tema da redação do Enem 2024
Segundo o Inep, dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Enem 2024, mais de 26% faltaram às provas. Outro dado é que 4.999 estudantes foram eliminados.
No segundo dia do Enem, marcado para o próximo domingo, 10 de novembro, os inscritos devem fazer provas de Matemática e Ciências da Natureza, sendo cada uma 45 questões.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem 2024.