Enem 2023: como é a prova de Língua Estrangeira?

Participantes deverão responder cinco questões objetivas de Inglês ou Espanhol

Em 26/10/2023 00h10
Por Silvia Tancredi
Prova de Língua Estrangeira tem cinco questões

Os inscritos no Enem 2023 farão a prova de Língua Estrangeira no primeiro domingo, 5 de novembro. O teste poderá ser do idioma inglês ou espanhol, de acordo com a escolha do estudante.

Língua Estrangeira encaixa-se na área de conhecimento Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que conta ainda com Língua Portuguesa, Literatura, Artes e Educação Física.

Assim como as demais provas do primeiro dia do Enem 2023, os exames de Inglês ou Espanhol devem exigir bastante leitura e interpretação de textos dos participantes.

Leia também: como é a prova de Linguagens e Códigos do Enem?

Como é a prova de Língua Estrangeira do Enem?

A prova de Língua Estrangeira do Enem conta com cinco perguntas objetivas do idioma escolhido pelo candidato no momento da inscrição. 

Conforme este artigo, as questões de Língua Estrangeira, tanto de Espanhol quanto de Inglês, analisam a habilidade do participante em usar o idioma para se informar e conhecer outras culturas. Para isso, é necessário ter estes conhecimentos:

  • Vocabulário;

  • Expressões;

  • Regras gramaticais;

  • Função e uso social;

  • Diversidade cultural e linguística.

Prova de Inglês do Enem

Thais Wanderley, consultora pedagógica do Red Balloon, explica que a prova de Inglês do Enem apresenta questões de compreensão e interpretação, com a seguinte organização: o candidato realiza a leitura do texto em Inglês e responde uma pergunta de múltipla escolha em português. Por isso, a consultora recomenda a prática de leitura e a familiaridade com diferentes gêneros textuais.

A consultora pedagógica ambém comenta a importância das atualidades na prova de Inglês no Enem. "O exame é muito conectado com os temas que estão sendo discutidos atualmente. Então, é importante estar atento e desenvolver um repertório de palavras contemporâneas. Para isso, pode-se criar um banco de vocábulos por temas, buscando principalmente incluir termos novos e suas definições", aconselha.

"A melhor maneira para se preparar para a prova de Inglês do Enem é a prática, mais objetivamente realizando questões de provas anteriores. Dessa forma, o candidato adquire conhecimento e fica mais seguro durante a prova do idioma"

Thais Wanderley

Saiba como estudar para a prova de Inglês do Enem

Dicas para prova de Inglês do Enem

Veja abaixo dicas de Inglês para o Enem segundo este artigo:

1. Contextualize-se! 

Mesmo que o texto seja complicado e você não conheça todas as palavras, tente  contextualizar-se. Não se prenda às palavras que você não sabe, mas às que você conhece. Leia o texto por completo e faça conexões coerentes entre as palavras conhecidas, tentando formar um contexto sólido.

2.  Leia o enunciado! 

Para poupar tempo, é interessante que, antes de ler o texto, você leia o enunciado e as alternativas. Tendo em mente o que o enunciado quer, você pode conduzir melhor a leitura do texto. Se for uma charge, por exemplo, ficará mais fácil de identificar a alternativa correta sabendo quais são as opções de resposta ao efetuar a leitura.

3. Escolha a leitura certa!

Confira nosso texto sobre skimming e skanning e veja qual das estratégias de leitura se enquadra melhor com o seu perfil. Esse texto dará orientações de como seguir uma leitura de inglês instrumental, que poderá auxiliá-lo em sua busca por palavras ou expressões específicas. Se você possui um vocabulário limitado da língua inglesa, deve recorrer a esse recurso para aprender a buscar palavras-chave no texto e identificá-las contextualizando-as no texto. 

4. Elimine alternativas!

Uma boa estratégia para questões de múltipla escolha (e isso vale para qualquer matéria) é eliminar as alternativas que você tem certeza que estão erradas. Na questão que usamos como exemplo, as alternativas A e B fogem completamente do sentido das expressões enfatizadas no texto e devem ser, portanto, as primeiras a serem eliminadas, restringindo, assim, o campo de escolha final.

Prova de Espanhol do Enem

Eduardo Lobos é professor de Espanhol

Eduardo Lobos Sepulveda, professor de Espanhol de colégios e cursinhos, comenta que a prova da disciplina geralmente conta com cinco questões de interpretação de texto, sendo três de nível médio e duas de nível mais difícil.

O profissional comenta que, na prova de Espanhol do Enem, costumam ser cobrados temas atuais como, por exemplo, inteligência artificial ou violência contra os idosos ou animais. Mas, também, segundo o professor, podem cair assuntos culturais, como danças, músicas e tradições de países de fala espanhola e temas diretos da lingua como uso de dialetos e palavras criadas (neologismos).

A coordenadora de Espanhol do Colégio Mopi, Andreia Cristina Borges da Silva, comenta que também podem cair heterosemânticos, conhecidos como “los falsos amigos”, e o uso dos artigos Lo x El.

"Não há um conteúdo específico a ser estudado para fazer os exames de espanhol nas provas do Enem. A recomendação geral é refazer provas de anos anteriores, assistir a filmes e ler livros neste idioma, ou seja, adquirir cultura geral e fluência, não esquecendo de sempre procurar as palavras desconhecidas no dicionário e, ao final, construir o seu próprio glossário"

Andreia Cristina

Dicas para a prova de Espanhol do Enem

  • Evite deixar a prova de Espanhol para o final, pois é preciso resolver as questões com tempo adequado, sem correr;

  • Não leia o texto primeiro e, sim, o comando da questão prestando bastante atenção no que realmente o examinador quer;

  • Destaque os verbos iniciais de cada alternativa, tais como afirmar, deduzir, induzir, sugerir e outros verbos de comando;

  • Conheça as conjugações básicas de verbos no passado, presente e futuro para poder interpretar bem as questões e respondê-las na sua língua materna;

  • Esteja atento aos atuais acontecimentos no país e no mundo, ficando de olho nos jornais, revistas, redes sociais, etc.

Leia todas as dicas para a prova de Espanhol do Enem

Enem 2023

O Enem será realizado nos domingos 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. O cartão com o local de prova do Enem 2023 foi divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No segundo dia, será a vez de 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

O resultado do Enem 2023 deve sair no dia 16 de janeiro de 2024. Com as notas em mãos, os estudantes poderão ingressar no ensino superior, por meio de programas do Ministério da Educação (SiSU, ProUni e Fies) e por vestibulares.

Saiba tudo sobre o Enem 2023