Enem 2022: respostas dos recursos de pedidos de isenção da taxa de inscrição são informadas hoje (6)
Recursos foram recebidos pelo Inep entre 25 e 29 de abril. Inscrições abrem dia 10 de maio.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou na tarde de hoje, 6 de maio, as respostas dos recursos em relação ao resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022.
As respostas podem ser vistas na Página do Participante.
A concessão da isenção não significa a inscrição automática no Enem 2022. Todos os beneficiados deverão fazer a inscrição entre os dias 10 e 21 de maio, também na página do participante. A diferença é que não precisarão pagar a taxa de R$ 85.
Ontem, 5, o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, anunciou que a taxa do Enem poderá ser paga também via Pix e cartão de crédito. A novidade foi oficializada por meio de retificações nos editais das versões impressa e digital do exame.
Isenção
Puderam pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem os estudantes da rede pública, bolsistas da rede particular com renda de até 1,5 salário mínimo e inscritos no CadÚnico.
Foram recebidos pelo Inep um total de 1.949.448 pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 entre os dias 4 e 15 de abril. Na edição de 2021, aproximadamente 1,9 milhão de estudantes receberam o benefício, o representou a 61% do total de inscritos.
Justificativa de ausência
Hoje também foi divulgada a resposta aos recursos dos estudantes que tiveram a jutificativa de ausência negada.
Os estudantes que ganharam a gratuidade no Enem 2021, mas não compareceram às provas e quiseram solicitar o benefício este ano novamente, tiveram que justificar a ausência.
Para fazer a justificativa, os candidatos tiveram que apresentar algum documento que comprovava o motivo pelo qual não participaram do Enem. Assalto, acidente, internação, entre outros, foram situações aceitas.
Para mais detalhes, acesse este Edital de Isenção, o site do Inep ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.
Enem 2022
As provas do Enem 2022 serão realizadas em 13 e 20 de novembro, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 21 de janeiro.
O documento também informa que as provas do Enem para privados de liberdade (Enem PPL) será realizado em 13 e 14 de dezembro.