Enem 2017: estudantes surdos contarão com tradutores especializados em Libras

Oferecimento:

Iniciativa está sendo adotada pela primeira vez para atender legislação e demanda desses candidatos.

Em 26/04/2017 10h54
Por Wanja Borges
Crédito da Imagem: Enem 2017

Em atendimento a prerrogativas legais e uma demanda antiga de estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva, candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 nessas condições contarão com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras).

Clique aqui e confira o edital do Enem 2017

Além de esclarecer dúvidas que não interfiram nas respostas às questões, os intérpretes também vão traduzir informações gerais sobre a aplicação transmitidas pelos chefes de sala. Serão exibidos, ainda, vídeos explicativos para orientações durante a prova.

A iniciativa, que está sendo adotada pela primeira vez, tem caráter experimental. Para esses participantes, as provas serão aplicadas em salas adaptadas e separadas dos demais candidatos com apenas seis estudantes e dois intérpretes.

Estudantes com deficiências como surdez, bem como de cegueira, déficit de atenção, dislexia e discalculia, também podem requerer tempo adicional. O pedido deve ser feito no ato da inscrição, de 8 a 19 de maio, mediante apresentação de laudo comprobatório.

Enem 2017

As provas do Enem 2017 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, em dois domingos consecutivos e não mais em um único fim de semana, como aconteceu até o ano passado. A mudança atende resultado da consulta pública e também beneficia os sabatistas.

Os participantes terão 5 horas e 30 minutos no primeiro domingo para produzir a redação e responder as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. 

O domingo seguinte será reservado para as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias com 4 horas e 30 minutos de duração. A divulgação do resultado está programada para 19 de janeiro de 2018.